Pão-de-ló Mário Ribeiro foi distinguido como o “melhor dos melhores” bolos tradicionais de Natal em concurso nacional!

22-01-2014

A Pão de Ló Mário Ribeiro, uma das casas com maior tradição na confeção e venda de Pão de Ló de Margaride em Felgueiras, recebeu 3 prémios de excelência na 2.ª edição do Concurso Nacional de Bolo Rei Português, realizado no dia 3 de dezembro de 2013, em Santarém. A empresa recebeu o prémio máximo do concurso “O Melhor dos Melhores”, com o doce típico “sopa dourada” (o mais votados de todos os doces a concurso, de todas as categorias), recebendo também a medalha de ouro nas categorias “Pão-de-Ló” e “Outros Doces de Natal”.

Adelina Silva, Vereadora do Turismo e das Atividades empresariais e turísticas, recebeu, na Loja Interativa de Turismo, Cristina Teixeira e Rui Ribeiro do Pão de Ló Mário Ribeiro, para os felicitar pelos prémios recebidos, salientando que “se trata de um merecido reconhecimento do trabalho empreendedor e de qualidade de diferentes e sucessivas gerações da família Mário Ribeiro, na confeção de um doce singular, que pertencendo a Felgueiras é uma das referências gastronómicas do Porto e Norte e de Portugal”. A vereadora acrescentou “é um orgulho para Felgueiras que o Pão de Ló de Margaride e doçaria associada seja cada vez mais distinguido entre os melhores, é relevante para a economia local e para o turismo, é gratificante em face da forte aposta do município na promoção do Pão de Ló, com a organização do Festival de Pão de Ló, do Fim de Semana Gastronómico e do Sabores In, bem como com a presença em diversas ações em que se promove este doce em Portugal e também nos mercados externos”.

O Concurso Nacional de Bolo Rei Português é uma organização conjunta do CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém) e da QUALIFICA (Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses). Para além do Bolo Rei estavam a concurso outros doces tradicionais de Natal. Para a concretização do Concurso a organização contou com um painel de 18 jurados que avaliou sem conhecimento da identificação dos concorrentes. De salientar que só foram admissíveis a Concurso “os produtos cuja história, ingredientes originais, receita, origem geográfica (se alegada) e forma de apresentação estejam fixados em documentação histórica ou com ela relacionada, familiar ou empresarial, demonstrando uma anterioridade superior a 50 anos”.