Portal das Instituições de Memória de Felgueiras

12-02-2015

O Portal das Instituições de Memória de Felgueiras é um projeto do Município de Felgueiras que pretende disponibilizar online, num único portal, o acesso aos catálogos informatizados das instituições de memória do concelho. Iniciamos com os catálogos dos fundos bibliográficos da Biblioteca Municipal e das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas da Lixa e da Escola Secundária de Felgueiras, com o catálogo do Arquivo Municipal (em construção) e com o catálogo do Museu Casa do Assento. Mas outras instituições de memória estão a trabalhar para disponibilizar também o seu um catálogo informatizado.

Neste momento é possível a um utilizador saber, numa só pesquisa, que recursos possuem acerca de um assunto as diferentes instituições que guardam a nossa memória. Se pesquisar, por ex. tear, encontrará os livros que a biblioteca possui mas também os objetos que o Museu preserva. No catálogo da Biblioteca Municipal para além de todos os fundos documentais existentes na Biblioteca de Felgueiras, da Lixa, de Idães e Biblioteca Itinerante, encontrará também os fundos documentais dos centros de documentação da Casa do Risco, Museu Casa do Assento e da Vila Romana de Sendim.

Importa referir que este projeto tem contado com a ativa participação das instituições de ensino do concelho, salientando que o logotipo do Portal foi elaborado pelos alunos da Escola Profissional de Felgueiras no decorrer da sua formação.

Visite o portal e conheça melhor as suas Instituições de Memória!

Boletim Municipal #10 2017