Notícias

Sabores In

27-03-2013

Sabores In – Gastronomia & Vinhos, uma marca de referência no produto estratégico Gastronomia & Vinhos do Turismo do Porto e Norte! A Câmara Municipal realizou no período de 22 de fevereiro a 17 de março a 3.ª edição da iniciativa Sabores In, iniciativa que decorreu com sucesso!

Felgueiras teve à mesa, nos quatro fins de semana do evento, menus Sabores In a preços promocionais (entre 10€ e 18€, com tudo incluído). Os pratos principais foram o cabrito, o bacalhau, e outros da cozinha tradicional e de inovação tendo por base a genuinidade gastronómica da região. Nesta edição, houve uma aposta dirigida ao segmento de mercado “famílias jovens”, com a criação de menus infantis, designados de “Menus Sabores IN Kids “, grátis para crianças dos 0 aos 5 anos de idade e com desconto de 50% para crianças dos 6 aos 10 anos de idade.

Os vinhos verdes e a doçaria tradicional (com destaque para o Pão de Ló de Margaride) de Felgueiras integraram os menus de todos os restaurantes, com o objetivo de incitar a estruturação da oferta enogastronómica local.

A esta iniciativa associaram-se 3 agentes ligados ao alojamento (2 hotéis e 1 empreendimento de turismo de habitação), com descontos de 15%.

Em resposta ao desafio lançado pela organização do evento, aos agentes e parceiros envolvidos, para promoverem atividades no âmbito da marca “chapéu” Sabores In – Gastronomia & Vinhos, resultam dinâmicas interessantes que em muito valorizaram o evento: a Adega Cooperativa de Felgueiras dinamizou um workshop dedicado ao tema “Culturas agrícolas emergentes e o seu potencial gastronómico”; a Rota do Românico organizou visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro (monumento mais visitado da rota); a Casa Museu e Fábrica do Pão de Ló de Margaride proporcionou visitas guiadas e provas de Pão de Ló; a Quinta da Lixa proporcionou visitas guiadas com provas de vinhos; os restaurantes HEDE e Cimo de Vila integraram os menus Sabores In nas iniciativas da noite internacional da mulher, e o restaurante Cimo de Vila promoveu um jantar de gala, juntando aos sabores um ambiente requintado e com muita animação. Todas as entidades parceiras apoiaram a iniciativa ao nível da divulgação. É objetivo da organização que os agentes económicos e os parceiros tenham um papel cada vez mais ativo na dinamização de ações de promoção, animação, conhecimento e estimulo à venda, prevendo-se que na próxima edição hajam ainda mais promotores e mais atividades, considerando o efeito pedagógico da abordagem nesta edição.

A 3.ª edição dos Sabores In atingiu as metas pretendidas. Verificou-se um contributo significativo para a preservação da identidade enogastronómica de Felgueiras, numa orientação estratégica de diferenciação pela qualidade, quer dos produtos quer das ações que se dinamizaram. A divulgação e promoção dos produtos e dos seus agentes através de vários canais de comunicação (guias distribuídos em Portugal e Galiza; apresentação e promoção do projeto e produtos na BTL – Feira Internacional de Turismo; divulgação no stand do Turismo do Porto e Norte na TUREXPO – Galiza; programas nas rádios dedicados ao projeto com oferta de 30 jantares Sabores In; website e facebook do evento, organização e parceiros; publicidade em jornais locais, regionais e nacionais; publicidade BUS no grande Porto) foi intensa, diversificada e estrategicamente realizada. Os restaurantes ganharam mais visibilidade, novos clientes sobretudo de fora do concelho, e fizeram mais negócio neste período de menor procura. Ao robustecer claramente a oferta enogastronómica através da aposta em produtos de qualidade e na sua projeção, ao reforçar o trabalho em rede entre agentes e integrando na rede vários parceiros estratégicos, e ao apresentar a oferta aos agentes de animação turística e operadores turísticos, espera-se uma maior preferência por Felgueiras para os seus programas turísticos estruturados, trazendo mais negócio no quadro do necessário desenvolvimento turístico sustentado!

Seminário: “Relevância Estratégica do Produto Turístico Gastronomia & Vinhos para o Porto e Norte: oportunidades e desafios para Felgueiras!”

A organização promoveu, no dia 15 de março no auditório dos Paços do Concelho, um seminário de relevante interesse para o aumento do conhecimento da enogastronomia, subordinado ao tema: “Relevância Estratégica do Produto Turístico Gastronomia & Vinhos para o Porto e Norte: oportunidades e desafios para Felgueiras!”. A sessão de abertura foi realizada por João Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras e por Melchior Moreira, Presidente Turismo do Porto e Norte, E.R. Os oradores convidados foram: Nuno Ferreira, técnico responsável pelo produto estratégico Gastronomia & Vinhos do Turismo do Porto e Norte, E.R; Casimiro Alves, Presidente da Direção da Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras CRL; Octávio Costa, Diretor de Projetos e comunicação da OG&ASSOCIADOS; Álvaro Costa, Chef de Cozinha e consultor. José Jaime Costa, diretor das Revistas Evasões e Volta ao Mundo foi o moderador do seminário. Dulce Vieira, Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Felgueiras fez o encerramento do seminário. No final decorreu um Verde D` honra na Casa das Torres, espaço que acolherá em breve a Loja Interativa do Turismo de Felgueiras. De salientar o trabalho de alunos e formadores dos cursos de serviço de mesa das Escolas de Idães e Lagares, que além assegurarem o serviço de vinhos e doçaria, apresentaram, para degustação, iguarias preparadas nas escolas, que mereceram o elogio dos muitos participantes do seminário que se deslocaram ao local.

Numa síntese do que foram as conclusões do seminário, é de salientar que os intervenientes foram unânimes no que se refere ao reconhecimento da qualidade da oferta enogastronómica de Felgueiras.

João Sousa, deu as boas vindas aos ilustres convidados e a todos os seminaristas, referindo-se à importância da iniciativa Sabores In para o desenvolvimento sustentável do turismo no concelho, “através da qualificação da oferta, do debate, da ligação em rede entre os agentes económicos e da parceria estratégica”.

Melchior Moreira, salientou que o evento “Sabores In é já uma marca de referência no produto estratégico Gastronomia & Vinhos do Turismo do Porto e Norte, e que Felgueiras é um município exemplar em termos da aposta no turismo e na sua promoção. Nuno Ferreira vincou a relevância e enquadramento da oferta de Felgueiras no produto Gastronomia % Vinhos.

Casimiro Alves, demonstrou a existência de uma grande e reconhecida qualidade dos vinhos, do kiwi (premiado recentemente como o melhor num concurso internacional em Espanha) e de outras culturas agrícolas emergentes em Felgueiras.

Octávio Costa, referiu a importância de “pensar a internacionalização da enogastronomia no próprio local de origem” (ao vender a turistas estrangeiros estamos a exportar), e que “Felgueiras possui produtos de grande qualidade para colocar em novos e atrativos mercados em termos de enogastronomia, mas que o desafio é grande pois implica uma aposta séria em planeamento e marketing para tornar os produtos atrativos em mercados estratégicos como Macau, Dubai ou Austrália”.

O Chef Álvaro Costa, explicou que “os produtos da terra são a aposta para o sucesso, que é preciso manter a genuinidade dos produtos com qualidade e dela retirar a inspiração para a inovação. Referiu-se à necessidade de “toques de inovação”, numa orientação de adaptação à procura dos mercados, mas mantendo a origem, a identidade. Acrescentou que a “adaptação passa também pelo preço a praticar, referindo-se à necessária elasticidade perante a realidade e as tendências da procura”.

Dulce Vieira, agradeceu a todos os parceiros e agentes económicos envolvidos no projeto, e incentivou todos os agentes do setor, para, “cada vez mais, se emparceirarem, reunirem esforços e sinergias, num espírito de constante criatividade e inovação, para que desta forma se robusteça a imagem turística de Felgueiras e se dê sustentabilidade financeira aos agentes e desenvolvimento sustentado a Felgueiras”.

Parceiros e agentes económicos envolvidos no projeto!

A iniciativa Sabores In organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, contou com a parceria da Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), e com o apoio das seguintes entidades de âmbito local, regional e nacional: Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. (TNP); Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes (CVRVV); Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP); Rota do Românico (RR); Agência de Viagens Marão Tâmega; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras, C.R.L; EB 2/3 de Idães e da EB 2/3 de Lagares.

Os restaurantes 17 aderentes foram os seguintes: Adega Sousa, Brasão, Caffé Caffé, Cantinho Rústico, Cimo de Vila, Hotel Albano, Hede, Laranjada, Monte Belo, Veleiro, Quinta da Laranjeira, Quinta da Rapadiça, S. José, S. Pedro, St.ª Quitéria, Tasca da Isaura e Zona Verde. No alojamento, os empreendimentos turísticos aderentes foram os seguintes: Hotel Horus ****, Hotel Albano**, e Paço de Pombeiro – TH.

Os seguintes agentes económicos associaram-se ao evento com preços promocionais para os restaurantes: nos vinhos: Quinta da Lixa, Sociedade Agrícola Lda.; Sociedade Agrícola de Maderne, S.A; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras CRL; Terraço da Vinha - Soc Agro-Vitícola SA; David-Distribuição de Vinhos, Lda, e nos doces: Fábrica do Pão de Ló de Margaride, Lda; Pão de Ló Mário Ribeiro; Chá-Caffé, a Casa do Pão de Ló de Felgueiras; Pão de Ló de Margaride António Lopes e Suc.

 

 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por