Sabores In – Felgueiras uma ação promocional da gastronomia e dos produtos do concelho

25-03-2014

A abertura oficial do evento gastronómico Sabores In, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, que teve início no dia 14 de março, foi assinalada com uma visita e prova de vinhos nas instalações da Quinta da Lixa.

A visita inseriu-se no âmbito da iniciativa Sabores IN, que decorre de 14 de março a 06 de abril, às sextas-feiras (jantar), aos sábados e aos domingos, nos restaurantes aderentes e a Quinta da Lixa é uma entidade parceira, promovendo visitas guiadas com provas de vinhos nas instalações.

Adelina Silva, vereadora das Atividades Económicas e Turísticas, participou nesta primeira visita, e foi recebida por Óscar Meireles, administrador da empresa.
A autarca referiu que o município de Felgueiras tem feito uma forte aposta no sentido de “apoiar e de tentar criar condições para que os empresários do concelho promovam os seus produtos em Portugal e no estrangeiro”. A autarca realçou a presença de vários produtores do concelho em certames de referência ( INTUR - Feira Internacional de Turismo de Interior em Valladolid, Xantar - Salão Internacional de Gastronomia e Turismo em Ourense, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa), eventos para os quais vários agentes económicos ligados ao turismo, gastronomia e vinhos foram convidados a participar.
O administrador fez uma breve análise do setor dos vinhos verdes. “O vinho verde tem registado, ao longo dos últimos anos, uma evolução muito positiva, quer no mercado interno, quer no exterior”, referiu Óscar Meireles, considerando também que, “as empresas devem dar especial atenção na promoção dos seus produtos”, definindo e cumprindo com rigor as “metas estabelecidas no seio da empresa ao nível da promoção”.

Ainda no âmbito da iniciativa Sabores In, Felgueiras oferece-lhe visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro (Rota do Românico) e visitas guiadas com prova de Pão de Ló à Casa Museu e Fábrica do Pão de Ló de Margaride. Para visitar os atrativos referidos, só terá que se deslocar diretamente aos mesmos, fazendo-se acompanhar da fatura de um dos restaurantes ou empreendimentos de alojamento aderentes (onde almoçou, jantou ou ficou alojado), ao evento gastronómico “Sabores In”.

Inserida nesta ação está também prevista uma visita à exploração agrícola da Quinta da Portela, pertencente a um dos produtores no núcleo PROVE de Felgueiras, agendada para o dia 29 de março, pelas 15h00.

No dia 02 de abril, às 14h30, terá lugar na Casa das Torres um Seminário sobre a temática “Parcerias e sinergias da “Gastronomia & Vinhos” no quadro do desenvolvimento económico sustentável!

O programa prevê também a realização de um Workshop intitulado “A harmonia do Vinho com a Gastronomia!”, a realizar no dia 29 de abril, na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, pelas 10h30.