Semana da Criança – Felgueiras

22-05-2013

O Município de Felgueiras vai comemorar a “Semana da Criança”, entre os dias 28 de Maio e 2 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

Será uma semana com várias iniciativas, na qual se insere também o concurso Pinta, este ano, subordinado ao tema “A água”, no âmbito do Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Concurso Pinta e Festa da Criança destacam-se no programa lúdico-pedagógico dedicado aos mais pequenos.

Durante as comemorações, as crianças vão participar em várias atividades, conviver, divertir-se e, ao mesmo tempo, desenvolver o seu sentido criativo ao pintar tudo o que considerem relacionar-se com a água, contribuindo assim para o seu desenvolvimento intelectual.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro considera que: “Estas atividades permitem explorar a criatividade dos mais pequenos que vão transportar para a tela os seus pensamentos e a sua forma de ver o mundo e, neste caso concreto, a importância da água”.

O autarca realça que “todas as iniciativas foram programadas com o objetivo de consciencializar os jovens para a importância da preservação do meio ambiente e de os alertar para os riscos que podem ocorrer no dia-a-dia, tudo isto exposto de uma forma descontraída”.

Inácio Ribeiro refere que a sua aposta na educação vai para além da construção de equipamentos e, “numa intervenção direta de apoio às famílias”.

“Temos neste momento 15 novos Centros Escolares que reúnem todas as condições para receberem os alunos; as crianças dispõem de diversificado material didático e informático; garantimos pessoal não docente para acompanhar os alunos; pagamos livros escolares a crianças carenciadas do 1º, 2º e 3º ciclo; apoiamos nos transportes escolares e nas refeições; comparticipamos visitas de estudo a alunos carenciados do pré-escolar e do 1º ciclo”, sublinha o autarca, entre outras medidas.

Concurso Pinta

O concurso destina-se a crianças e jovens, dos 4 aos 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que sejam utentes de instituições de solidariedade social, com atividade no concelho de Felgueiras.

A ação decorre de 28 a 31 de maio nos ateliês Barrosas, Lixa e Felgueiras e encerram no dia 1 de junho Felgueiras e a entrada é livre, sem necessidade de marcação. A cada participante serão fornecidas as telas e as tintas e oferecido o Kit do pintor.

Ações de sensibilização

Com esta iniciativa a autarquia quer ainda alertar os jovens para as questões relacionadas com proteção civil e ambiental, através de ações de prevenção, realizadas com o intuito de promover a valorização e qualificação ambiental e territorial.

Animação Escolar

No dia 31 de maio haverá animação para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo na Zona Desportiva de Felgueiras (musica dança, atividades desportivas e insufláveis), esta ação resulta de uma parceria com o Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa.

Caminhada Solidária EDP

Esta iniciativa realiza-se no dia 01 de junho a partir das 10h00, com partida na Praça da República, em frente aos Paços do concelho.

Cada participante contribui com 1 euro e o valor das inscrições reverterá para as instituições locais: C. S. P. do Divino Salvador de Moure; Centro Social Nª Srª Pedra Maria; A. S. Social João Paulo II; A. D. S. da Freguesia de Margaride; ADIB; Creche Rosas Amorim Vieira; Centro Infantil da Lixa e CERCIFEL.

Cinema Infantil

A Casa das Artes apresenta matinés de cinema Infantil, nos dias 1 e 2 de junho.

Para além dos diversos serviços da Câmara Municipal de Felgueiras envolvidos na organização da Semana da Criança, outras instituições colaboram nas atividades: ANPC, UNICEF, ACLEM, AEF e Fundação EDP. As atividades pedagógicas são financiadas através do Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, do Programa Operacional Regional do Norte.

Ficha Inscrição Pinta 2013

Regulamento Pinta 2013