Ação de Sensibilização - Educação Alimentar em Pratos Limpos

DSC_9688_w

DSC_9687_w

DSC_9700_w

No passado dia 27 de janeiro, a Divisão de Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal, com a colaboração da Escola Superior de Saúde do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, dinamizou uma Ação de Sensibilização intitulada “Educação Alimentar em Pratos Limpos” para a comunidade educativa, nomeadamente, coordenadores de estabelecimentos do 1.º ciclo e colaboradores do serviço de refeição.

A sessão de abertura contou com a presença do Dr. Nuno Miranda, Diretor do Departamento de Serviços da Presidência, de Polícia Municipal e de Proteção Civil, que expressou um agradecimento especial aos participantes, que, pela sua presença, manifestaram especial interesse e preocupação com esta temática.

A concretização da ação foi da responsabilidade de Daniela Ribeiro, estagiária do 4.º ano da Licenciatura em Dietética, sob orientação da nutricionista da autarquia, Dra. Orquídea Ferreira e teve como objetivo principal a sensibilização para a temática da Educação Alimentar, tendo em vista uma maior valorização da alimentação nas escolas.

Foram fornecidas pistas para a adoção de estratégias de melhoria dos hábitos alimentares, nomeadamente, para o incentivo do consumo de alimentos menos populares entre as crianças, como por exemplo, a sopa, o peixe, os hortícolas e as leguminosas e, consequentemente, de redução do desperdício alimentar.

De um modo geral, foi defendida na ação que a educação alimentar nas escolas deverá superar os conceitos teóricos e ser colocada, sempre que possível, em prática.
Sugeriu-se a adoção de estratégias simples, facilmente, enquadráveis no quotidiano da escola, que envolvam toda a comunidade escolar e que incentivem as crianças a consumir a totalidade dos alimentos fornecidos ao almoço (que, para algumas crianças, é a única refeição completa e quente do dia) e, simultaneamente, a reduzir o desperdício alimentar, deixando o prato limpo.

Foi a partir desta imagem virtual que surgiu a ideia do título “Educação Alimentar em Pratos Limpos”.

No final da ação, a título demonstrativo, foram pesados os vários componentes do almoço (refeição da responsabilidade da autarquia) para uma maior consciencialização e uniformização do empratamento nas escolas, dotando os/as participantes de conhecimentos sobre as quantidades de alimentos recomendadas para crianças com idades do pré-escolar e 1.º ciclo.

Boletim Municipal #10 2017