Autarquia aposta no combate ao abandono e insucesso escolar

08-03-2017

A Câmara Municipal de Felgueiras reuniu com os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho com o objetivo de priorizar a candidatura ao Plano de Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar dirigida ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, através da CIM-TS – Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Desta forma, foi possível obter dados concretos sobre o aproveitamento escolar e sociabilidade dos alunos do concelho, numa filosofia de profilaxia sobre a matéria, evitando-se, assim, casos suscetíveis de abandono e até de exclusão social. Os contributos surgidos da reunião integrarão os fundamentos do denominado Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE-TS) para ser apresentado à referida candidatura.

João Sousa, vereador da Educação, apresentou propostas e recolheu contributos de acordo com o interesse e relevância para a comunidade educativa felgueirense. O autarca frisou: “Este Plano será um importante instrumento de promoção do sucesso educativo e um facilitador pelos recursos que disponibilizará, para que as escolas do município cumpram cada vez melhor a sua missão: educar cidadãos capazes de enfrentar os desafios que a vida lhes reserva.”

Refira-se que no PIICIE-TS estão apontadas sete operações de carácter municipal ou intermunicipal: Portal para o Sucesso Educativo do Tâmega e Sousa; DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade; Tâmega e Sousa – Educação Criativa; Comunicar a Educação no Tâmega e Sousa; Capacitar para liderar; Passo em frente/Step forward e Equipa Técnica.

Boletim Municipal #9 2016