Câmara atribui auxílios económicos às escolas

06-03-2017

A Câmara Municipal transferiu € 28.280 para os agrupamentos de escolas do concelho, a fim de fazerem face aos encargos com a aquisição de material escolar (cadernos, canetas, marcadores, lápis, resmas de papel, cartolinas e outros artigos similares) e de produtos de higiene e limpeza relativamente às escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O montante pago pela autarquia corresponde a € 10 por cada criança (pré-escolar) ou aluno (1.º ciclo) dos cinco agrupamentos, que, ao todo, são 2.828 matriculados, assim repartidos: AE Airães, com 334 – € 3.340; AE Idães, com 296 – € 2.960; AE D. Manuel de Faria e Sousa, com 790 – 7.900; AE Felgueiras, com 783 – € 7.830; e AE Lixa, com 625 – € 6.250.

Para João Sousa, vice-presidente da autarquia e vereador da Educação, “Este auxílio económico é também uma forma (embora indireta) de apoio às famílias, porquanto vem atenuar os seus encargos com a aquisição de material escolar, e uma forma de reconhecer a autonomia escolar, permitindo que as escolas tenham exatamente aqueles materiais que escolhem e melhor respondem às respetivas necessidades”.
Recorde-se que a Educação é uma das preocupações centrais na filosofia governativa da edilidade, que, além do auxílio económico referido, concede anualmente outros apoios, tais como: subsídio às famílias para a compra dos manuais escolares, refeições às crianças e alunos, fruta escolar, comparticipação nas despesas com as visitas de estudo, transportes escolares, AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular, prolongamento horário e outras atividades, bem como atribuição de bolsas de mérito (ensino superior).

Boletim Municipal #9 2016