Câmara implementa o Xadrez nas escolas do concelho

22-02-2017

A Câmara Municipal de Felgueiras, indo ao encontro da diretriz do Parlamento Europeu no sentido de ser introduzido o Xadrez nas escolas dos estados-membros da União Europeia, lançou já a proposta de implementação da referida modalidade em todos os estabelecimentos de ensino do concelho, reconhecendo assim as vantagens pedagógicas e comportamentais que este desporto proporcionará aos alunos.
A modalidade será dinamizada nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa primeira fase, e nas escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Secundário, numa fase posterior.

Neste momento, o projeto está na fase de proposta orientadora interescolar, ou seja, entre a autarquia e os agrupamentos de escolas, que estão a analisar e a traçar metodologias que deem corpo ao projeto, que consistirá na prática da modalidade durante as horas das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e, numa outra dimensão, na realização de um campeonato concelhio com acompanhamento da Associação de Xadrez do Porto e da Federação Portuguesa de Xadrez. Em devido tempo será apresentada a iniciativa “+ Xadrez” aos alunos, professores, pessoal não docente, associações de pais, pais em geral e encarregados de educação.

João Sousa, vice-presidente da Câmara e vereador da Educação, enaltece: “São evidentes os benefícios para os alunos da prática do Xadrez. Estudos apontam que, a nível pedagógico, proporciona o aumento do rendimento escolar (em 55%), o aumento do esforço (59%), o aumento dos níveis de concentração (56%) e o aumento da autoestima (55%). Esta modalidade nas escolas traz uma melhoria também a nível do comportamento dos alunos (em 62%), com a diminuição dos incidentes nas salas de aula, diminuição de impulsos agressivos entre os colegas, diminuição de ansiedade e de indisciplina bem como o aumento do autocontrolo”.