Câmara leva a efeito o Concurso Pinta 2016 - Dia Mundial da Criança celebrado durante dois dias

30-05-2016

A Câmara Municipal de Felgueiras promove, mais uma vez, a iniciativa anual de promoção de artes plásticas junto da população entre os 5 e os 16 anos, que é o Concurso Pinta, este ano designado “Pinta a Amizade”, com atividades realizadas entre os dias 30 de maio e 4 de junho. A sessão solene está agendada para o dia 1 – Dia Mundial da Criança – na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.
O concurso reparte-se por três níveis, em função das idades: trabalhos realizados por crianças entre os 3 e os 5 anos; por crianças entre os 6 e os 10; e por jovens entre os 11 e os 16.

A abertura da sessão solene será feita pelo presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, às 11h00, antecedida pelo hino da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e largada de balões no exterior das instalações. Haverá um momento de pintura efetuada em tela por convidados em interação com alunos do 4.º ano da Escola Básica de Felgueiras, da turma da prof.ª Lúcia Guimarães. Proceder-se-á à entrega do Kit Pinta às crianças presentes.

De seguida, será feita uma visita, no Espaço de Exposições, à instalação de pintura coletiva da autoria de pintores locais e uma breve intervenção da artista felgueirense Marina Leão, que apresentará uma instalação com recurso à técnica com escova de dentes. Por fim, será feita, no auditório, a entrega dos prémios do Concurso de Espantalhos pelo presidente da autarquia e a entrega do livro Pinta 2015 aos representantes dos parceiros presentes, tais como da EDP Distribuição, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a edilidade tem preparadas múltiplas atividades para o dia 31 de maio e 1 de junho: música, jogos desportivos, insufláveis, entre outras diversões. A iniciativa, que contará com a participação de mais de 3 mil crianças, é realizada em parceria com o Agrupamento de Escola D. Manuel de Faria e Sousa.

Boletim Municipal #10 2017