Câmara promove debate sobre a Educação

24-02-2017

- Destacada participação de jovens estudantes

A Câmara Municipal tem em curso a elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) de Felgueiras, que ficará concluído e aprovado em mês de setembro com vista a ser implementado já a partir do próximo ano letivo.
Porém, todo este trabalho decorre por fases, desde dezembro. Há uma equipa alargada e outra mais restrita, saídas do Conselho Municipal da Educação (CME), que estão a trabalhar as diversas fases de consolidação do Plano, sendo assessoradas técnica e cientificamente pela Universidade Católica.
Neste momento e até ao final de março, estão a ser ouvidos os “focus groups” das diversas entidades educativas do concelho, tais como os serviços municipais da Educação; as entidades relacionadas com a Proteção, Segurança e Saúde (por exemplo, Segurança Social, GNR, Polícia Municipal, associações de Bombeiros e Autoridade de Saúde); professores; Associações de Estudantes; e, entre outras, Associações de Pais.
João Sousa, vice-presidente da autarquia e vereador da Educação, congratula-se com a realização destes “focus groups”, salientando os contributos de todos destacando os contributos dos jovens das Associações de Estudantes (conforme se vê na foto). Salienta: “É objetivo central destes encontros definir-se um denominador comum de estratégia entre todos os parceiros educativos para a conclusão do Plano, com a audição de ideias e propostas, a fim de registarmos o que todas as partes podem contribuir para a melhoria da Educação no concelho. Esta audição e envolvência têm ainda a grande virtude de incutir também nos jovens uma cultura democrática de participação e de responsabilidade em assuntos que são do seu interesse”.

Boletim Municipal #9 2016