Câmara promoveu em escolas ações de sensibilização sobre alimentação

30-10-2014

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Felgueiras promoveu, durante duas semanas – de 13 a 24 de outubro –, e em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, um conjunto de jogos lúdico-pedagógicos nos estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo e nos jardins de infância do concelho inscritos para tal.

Esta iniciativa teve como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis, centrada no aumento do consumo de fruta e de hortícolas – no mínimo, cinco porções por dia: duas de hortícolas e três de fruta.

Nesta ação de sensibilização, foram desenvolvidas seis sessões diferentes: duas para os jardins-de-infância e quatro para as turmas do 1.º Ciclo, uma por cada ano escolar (do 1.º ao 4.º). Cada sessão destinava-se a uma única turma.

Foram os seguintes estabelecimentos escolares que se inscreveram: os Centros Escolares de Caramos, Várzea, Santão, Pombeiro, Macieira da Lixa e Lgarares; as escolas do Ensino Básico de Moure, Pedreira, Rande, Sernande, Caramos e Margaride; e os jardins-de-infância de Moure, Regilde, Idães, Pedreira, Caramos, Rande, Vila Cova da Lixa, Sernande, Lagares e Airães.

As sessões foram orientadas pela nutricionista da Câmara, Orquídea Ferreira, e intituladas: “Os alimentos da Távola Redonda”, “Sopa & Salada”, “Juntos com os conjuntos de fruta”, “Os olhos também comem”, “Comer a sopa de faz de conta”, “De onde é que te conheço?”.

Boletim Municipal #10 2017