Centro Escolar de Lagares ao serviço da educação

17-09-2013

CELagares02

CELagares01

Perante centenas de crianças, que estreavam a nova escola, professores, educadores e encarregados de educação, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro referiu que: “A aposta na educação é um trabalho permanente da autarquia, no sentido de corresponder às necessidades da população, sobretudo da mais jovem”.

O autarca afirmou que a formação é uma prioridade do município. “Queremos ter cada vez mais adultos ativos e bem formados. Por esse motivo, investimos das nossas crianças e jovens”.

O secretário de Estado felicitou o presidente da Câmara pelo trabalho desenvolvido na educação. “É um município que olha para a educação como uma área estruturante e que confere uma importância determinante à educação, à cultura e ao desporto”

“É preciso pensar num país de uma maneira objetiva. Sabemos que os recursos são escassos e para que se aproveitem bem é preciso escolher as áreas onde temos de intervir. Felgueiras é um exemplo, porque está a apostar em áreas estruturantes para o desenvolvimento concertado do concelho”.

O Centro Escolar de Lagares envolveu um investimento superior a 2 milhões de euros e alberga cerca de 315 crianças, distribuídas por quatro salas de pré-escolar e nove salas do 1º CEB.

É um edifício dividido em dois blocos que se interligam por zonas de utilização comum, como é o caso da sala de refeição e da biblioteca.

O Centro Escolar de Lagares conta ainda com sala polivalente, com espaço exterior constituído por zona ajardinada e pavimentação, o que discrimina, assim, as zonas de recreio.

Importa salientar que o novo Centro Escolar de Lagares acolhe os alunos da EB1 Agra – Lagares.

Esta operação conta com um financiamento FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do ON.2, cuja comparticipação ascende a 85% do valor elegível aprovado, 1.075.555,89 euros. A cargo da autarquia fica o restante investimento, sendo que a regeneração do edifício existente orça em cerca de 800.000 euros.