Notícias

Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto assinalado em Felgueiras

05-02-2020

A Vereadora da Educação, Ana Medeiros, recebeu uma comitiva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que se deslocou a Felgueiras, no dia 27 de Janeiro, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 75º aniversário da libertação de Auschwitz.

Esta visita integrou o programa de atividades promovido pelo Agrupamento de Escolas de Airães, no âmbito da comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A celebração teve início, no período da manhã, com a receção dos convidados nos Paços do Concelho, na qual estiveram presentes, Danuta Wojciechowska a representar o Embaixador da Polónia, Jacek Junosza Kisielewski, Leonídio Ferreira, subdiretor do DN, e o músico Aires Montenegro. A acompanhar os visitantes estiveram o Diretor do Agrupamento, Jorge Morgado e a Professora Bibliotecária Francina Santos.

As comemorações continuaram, depois do almoço, na Escola Básica e Secundária de Airães com a realização de uma conferência alusiva à temática.

Um dos momentos altos foi o testemunho (Via Skype) do descendente direto de Aristides de Sousa Mendes, Gérard Sousa Mendes.

Natural de Cabanas de Viriato, Aristides de Sousa Mendes, é um dos filhos mais ilustres do Concelho de Carregal do Sal. Diplomata da época do holocausto nazi, o Cônsul foi, acima de tudo, um homem generoso, cujo gesto humanitário salvou a vida a mais de 30 mil pessoas que eram perseguidas pelo regime de Hitler. Foi este ato que conduziu Aristides de Sousa Mendes e toda a sua família à miséria. Aliás, o Cônsul faleceu, sozinho, no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa, no ano de 1954. Mas o seu gesto só muito mais tarde viria a ser reconhecido.

As celebrações encerraram com um momento musical interpretado pelo músico Aires Montenegro.

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por