Dia Mundial da Consciencialização do autismo - dia 2 de abril, em Felgueiras, acendam a luz azul

26-03-2018

Dia Mundial da Consciencialização do autismo
dia 2 de abril, em Felgueiras, acendam a luz

Biblioteca Municipal de Felgueiras será iluminada em tons de azul

Assinala-se, a 2 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Neste sentido, Felgueiras associa-se à campanha “Acendam a Luz Azul” (“Light it up”, no original), e iluminará, neste dia, o edifício da Biblioteca e Arquivo Municipal em tons de azul. Sensibilizar a população para a doença é o objetivo.

A par da iluminação da Biblioteca, o Município incentiva a população a aderir a esta iniciativa, vestindo-se de azul ou utilizando outros adereços nessa tonalidade. Os participantes podem fotografar o momento e enviar as fotografias para a página de Facebook da Câmara Municipal de Felgueiras, onde serão partilhadas.

As fotografias serão ainda compiladas e enviadas para colocação no site da Federação Portuguesa de Autismo, do Autism Speaks e do Autism-Europe.

O autismo

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) “são um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”.

(American Psychiatric Association,2013)

Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados