Diospireiro nascido em Nagasaki – Japão plantado nos jardins da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras

29-04-2016

DSC_2085

DSC_2110

DSC_2125

DSC_2132

DSC_2150

DSC_2157

DSC_2165

DSC_2182

DSC_2185

DSC_2216

DSC_2267

DSC_2303

DSC_2315

DSC_2327

DSC_2371

DSC_2373

DSC_2384

Cerca de 60 crianças da Escola Frei Lucas plantaram hoje um diospireiro descendente das poucas árvores que sobreviveram uma bomba atómica sobre Nagasaki, Japão, lançada em 1945 pelos Estados Unidos.
A plantação do diospireiro (conhecido no Japão como kaki) realiza-se no âmbito da política empresarial de responsabilidade social da empresa de bordados HEARTS, sedeada na Lixa e o Kaki Tree Project.

A plantação desta árvore, nascida em Nagasaki, no jardim da Biblioteca

Envolveu cerca de 60 crianças, dos três aos seis anos, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, da vereadora da Cultura, Carla Meireles, da empresária, Patricia Costa e da coordenadora da Escola Básica/ JI de Margaride, Felgueiras, Graça Silva.
Inácio Ribeiro salientou a importância da plantação daquela árvore “é um símbolo da paz e da força da vida que fica plantado num espaço municipal que é de todos”.
Estas crianças plantaram a árvore, recitaram poemas alusivos à temática, desenharam, pintaram dióspiros e afixaram-nos numa árvore que está exposta na sala de exposições da Biblioteca e Arquivo Municipal.
Os trabalhos vencedores foram bordados e entregues aos autores.
De referir que “O projecto «Revive Time Kaki Tree» foi fundado em 1996 pelo botânico Masayuki Ebinuma e pelo artista plástico Tatsuo Miyajima, como forma de valorizar o simbolismo da sobrevivência de uma árvore a uma das maiores tragédias da história da Humanidade.
Dois anos antes, Ebinuma tratou o kaki sobrevivente e conseguiu, a partir das suas sementes, germinar novos diospireiros.
Os mentores do projeto começaram, então, a promover exposições e debates em vários países e a requerer licenças para a exportação de árvores”.

Boletim Municipal #9 2016