Notícias

Felgueiras anuncia a I Gala do Professor para junho de 2020

29-01-2020

A Biblioteca e Arquivo Municipal foi palco da comemoração do Dia da Escrita à Mão, que se realizou no dia 25 de janeiro e que teve como principal objetivo manter viva a arte da escrita que fez progredir a humanidade.

Do programa constou uma conferência, que reuniu três oradores, de múltiplas áreas. A Professora Drª Maria José Azevedo Santos da Universidade de Coimbra começou por explicar “A manufatura da escrita em Portugal”. Para abordar o tema da escrita à mão como um ato mental, os presentes tiveram o privilégio de ouvir o Doutor Afonso Henrique Sousa, Mestre em Grafoanálise e especialista em Grafística, Grafopatologia e Grafologia Forense. Depois foi a vez de intervir a Professora Drª Joana Rafael do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro que dissertou as simbioses programadas entre homem e computador, a escrita “automática” e a caneta “inteligente”. 

Ana Medeiros, vereadora da educação, anunciou aquela que é uma sentida vontade do presidente Nuno Fonseca em homenagear os professores: A “Gala do Professor”. Esta homenagem ocorrerá no dia 19 de junho, pelas 21h na cidade da Lixa, em momento coincidente com as comemorações de elevação de Lixa a cidade. 

A escrita à mão, foi mote para reunir vários professores, escritores, curiosos e interessantes sobre a matéria e homenagear a professora Cremilde Ribeiro da Cunha, que foi professora do primeiro ciclo e é a professora aposentada mais velha do concelho, que conta já com 100 anos de vida. Esta homenagem começou com projeção de um vídeo de homenagem a esta professora em que participaram três filhas e uma das ex-alunas.

Com emoção, o presidente da autarquia, Nuno Fonseca, presenteou a Srª Dª Cremide Ribeiro da Cunha com algumas lembranças, felicitou a homenageada, e agradeu a todos os professores “pelo contributo que dão para a formação da sociedade”.

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por