Felgueiras assinala Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

25-01-2018

26 e 27 de janeiro

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto será, mais uma vez, assinalado em Felgueiras. A iniciativa é do Agrupamento de Escolas de Airães, em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras, e divide-se entre os dias 26 e 27 de janeiro.

Amanhã, pelas 8h30, será exibido, no anfiteatro da Escola Básica de Airães, o filme “Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus”. Posteriormente, seguir-se-ão dois momentos evocativos: o primeiro contará com a presença de familiares dos “Justos Portugueses” (que salvaram milhares de vidas humanas, em desfavorecimento pessoal) e, num segundo momento, a historiadora Irene Pimentel abordará o tema “Salazar, Portugal e o Holocausto”, sob a moderação de Leonídio Ferreira (Diário de Notícias). Segue-se “Poemas do Holocausto”, uma intervenção de Ana Paula Mabrouk.

Nestes momentos estarão presentes representantes das embaixadas da Hungria, Polónia e Roménia, bem como da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Já no dia 27, sábado, o filme “Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus” será novamente exibido, desta vez na Casa das Artes de Felgueiras, para que possa ser visualizado por toda a comunidade.

RECONHECIMENTO DESTA INICIATIVA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AIRÃES

Este dia é assinalado em Felgueiras há cinco anos. Aquando das comemorações do 70.º aniversário da libertação dos prisioneiros de Auschwitz, a “Marcha da Vida” reuniu mais de 1.500 alunos nas principais ruas da cidade. O Agrupamento de Escolas de Airães foi o único Agrupamento que realizou a “Marcha da Vida” em Portugal, à semelhança de várias capitais europeias, contando com a cooperação de outras instituições escolares e da Autarquia. Esta atividade mereceu, ainda, um voto de louvor, aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Felgueiras.

Em 2014, esta iniciativa recebeu a distinção “Eunice Muñoz”, atribuída pela Casa das Artes de Felgueiras.

Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados