Felgueiras comemorou a Semana da criança

04-06-2014

Casa da Cultura Leonardo Coimbra - Lixa

Casa das artes - Felgueiras

Salão Nobre - Paços do Concelho

Concurso Pinta envolveu a participação de centenas de crianças e jovens

A semana da Criança foi assinalada em Felgueiras com diversas atividades programadas especialmente para os mais jovens.
As comemorações iniciaram-se no dia 27 de maio com a abertura dos ateliês do Pinta, instalados na Casa das Artes, na Casa da Cultura da Lixa e no Polo da Biblioteca em Idães.
Pinta os transportes foi o tema lançado pela Câmara Municipal aos participantes no concurso Pinta que já conta a 5ª edição.
No ano em que Felgueiras comemora cem anos da chegada do comboio ao concelho, a Câmara Municipal lançou o desfio às crianças e jovens para exporem na tela o que pensam sobre os transportes e sobre a sua utilidade no dia-a-dia.
Na cerimónia de receção dos parceiros do “Pinta 2014”, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância da promoção desta atividade: “Com esta ação, a autarquia pretende incutir nas crianças o gosto pela arte, que é um excelente veículo para o seu desenvolvimento cultural e intelectual”.
O autarca referiu que: “Lançamos este desafio porque queremos que coloquem na tela os seus sentimentos e expressem o brilho dos seus sonhos através da cor”.
Para Inácio Ribeiro “o apelo à arte e a variedade de temas abordados permitem aos participantes terem um conhecimento mais abrangente dos assuntos e isto é cultura, é formação, é educação”.
A representante do Secretário do Ensino Básico e Secundário, Emília Ribeiro, felicitou o trabalho da autarquia e realçou a pertinência deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento das crianças. “As atividades lúdicas e pedagógicas favorecem o desenvolvimento dos jovens e este trabalho da autarquia é uma excelente forma de alertar as crianças para os diversos temas”.
O representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, José Franco enfatizou o facto de este ano o tema serem os transportes e realçou a importância de explicar aos jovens a utilidade que estes têm na deslocação de bens e pessoas e na dinamização da economia. “Esta iniciativa é muito interessante e tem a particularidade de ser um investimento que a autarquia está a fazer na educação e no futuro dos mais jovens”.
No ato inaugural marcaram presença também diversos representantes de entidades parceiras.
Os parceiros desta iniciativa são: A Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes, a Fundação Museu Nacional Ferroviário, a Faculdade de Belas Artes, o ISCE, os CTT, a Unicef, a Fundação Eva Green, a Fundação Luso Americana, o IAC- Instituto de Apoio à Criança, a ACLEM, o Agrupamento Escolas da Lixa, o Agrupamento Escolas de Airães, o Agrupamento Escolas Idães, o Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa.
De mencionar que o concurso “Pinta” destina-se a crianças e jovens, dos 03 aos 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que sejam utentes de instituições de solidariedade social, com atividade no concelho de Felgueiras. As pinturas admitidas a concurso são separadas em três níveis em função da idade dos participantes.

Boletim Municipal #9 2016