Felgueiras está a elaborar o Plano Estratégico Educativo Municipal

27-12-2016

A autarquia tem em curso a elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) de Felgueiras.
A equipa alargada do PEEM aprovou, no dia 27 de dezembro os instrumentos de recolha de informação, na reunião realizada nos Paços do Concelho.

Iniciados os trabalhos de elaboração do documento, a 3 de novembro, é expectável que o referido Plano esteja terminado em julho de 2017 e pronto a ser executado a partir do próximo ano letivo.

Este importante documento está a ser elaborado por uma equipa assessorada técnica e cientificamente pela Universidade Católica Portuguesa. Os seus 13 elementos são representativos dos agentes locais mais implicados no processo educativo, e, na sua maioria absoluta, também elementos do Conselho Municipal de Educação (CME).

Este Plano, utilizando uma metodologia participativa e assente numa estratégia de afirmação da identidade dos territórios educativos, assume-se como instrumento inspirador e catalisador da ação educativa e mobilizador das políticas educativas locais.

Estão já agendados os seguintes passos: até final de fevereiro, recolha de informação para levantamento do diagnóstico de contexto socioeducativo; até final de março, elaboração da análise SWOT; até meados de abril, devolução da informação e eventual reformulação; entre finais de maio e meados de junho, construção do plano de ação; meados de junho, apresentação da versão inicial (proposta); até final de junho, discussão pública; até final de julho, finalização do Plano; até final de setembro, aprovação pelo CME, pela Câmara e Assembleia Municipal.

Boletim Municipal #10 2017