Felgueiras garante ocupação das crianças durante as férias de verão

06-07-2016

A Câmara Municipal de Felgueiras, no sentido de facilitar a vida das famílias, durante as interrupções letivas, está a promover uma série de atividades lúdicas, culturais e desportivas, direcionadas para grupos de diferentes faixas etárias e que decorrem desde meados de junho, até ao final do mês de julho.

Os programas são diversificados e elaborados de forma a garantir a presença de técnicos especializados e que garantam a segurança de todos os participantes.
Decorre em vários estabelecimentos do 1ºciclo de ensino o “OTL de Verão”, desde o dia 13 de junho, até 29 de julho, entre as 08h00 e as 18h30, com um programa variado que se desenrola em vários espaços culturais, desportivos e de lazer.
As atividades estão a ser dinamizadas nas Piscinas Municipais de Felgueiras, no Parque de Campismo de Vila Fria, nos Pavilhões Gimnodesportivos, na Zona Desportiva de Felgueiras, na alameda de Sta. Quitéria, entre outros espaços.

Os felgueirenses têm ao dispor a atividade “Verão em Movimento”, que se realiza durante o mês de julho. A ação tem por objetivos criar mais oportunidades de ocupação dos tempos livres dos alunos do 2.º e 3.º ciclos nas férias letivas, fomentando assim a prática de atividades físicas e desportivas, recreativas, lúdicas e culturais bem como hábitos e estilos de vida saudáveis nos jovens do concelho.
O evento, repartido por cinco jornadas – Felgas Cup, de 4 a 7 de julho; Espírito Olímpico, de 8 a 13; Uma aventura na natureza, de 14 a 19; Jogos sem fronteiras, de 20 a 25; e Mundo aquático, de 26 a 29 – abrange as modalidades de Futebol, Futsal, Andebol, Pólo Aquático, Basquetebol, Atletismo, Boccia, Natação e Ginástica.

Estão previstas ainda atividades como: percursos pedestres, orientação, descobrir o meio, caça ao tesouro, jogos pré-desportivos, eventos aquáticos, jogos tradicionais e de destreza, estafetas, hidro summer, aqua diversão e, por fim, piquenique. Estas iniciativas realizam-se no Complexo das Piscinas Municipais, na Zona Desportiva, no Parque de Campismo de Vila Fria e Alameda de Santa Quitéria.

Está a decorrer a iniciativa “Férias na Biblioteca”, um programa de ocupação de tempos livres que ocupa, de 04 a 08 de julho, crianças dos 6 aos 12 anos, das 14h30 às 17h30, com diversas atividades lúdicas de promoção do livro e da leitura, bem como de incentivo à utilização deste espaço cultural.

A autarquia também está a promover um atelier de bordados para jovens, com idades entre os 6 e os 16 anos, de forma a dar-lhes a conhecer, o projeto desenvolvido pela Casa do Risco de Felgueiras e as técnicas de iniciação ao bordado artesanal.
Esta atividade realiza-se de 18 a 29 de julho e as inscrições decorrem até ao dia 15 de julho.

Boletim Municipal #9 2016