Felgueiras homenageia Vítimas do Holocausto no 70.º aniversário da libertação de Auschwitz

28-01-2015

Participaram na homenagem às vítimas mais de mil pessoas

Felgueiras assinalou, no dia 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto -70.º aniversário da libertação de Auschwitz com um conjunto de iniciativas.
A ação iniciou com uma caminhada, designada, “Marcha da Vida”, na qual participaram mais de mil pessoas. No final do percurso, os participantes assistiram ao descerramento de uma placa alusiva às comemorações da efeméride, colocada junto à Biblioteca Municipal de Felgueiras.

O vice-presidente e vereador da Educação, João Sousa salientou que, ao assinalar esta data, a autarquia pretende contribuir para “dar a conhecer aos mais novos os valores de cidadania.” O autarca considera que a ação é um complemento de formação e sublinha que a Câmara Municipal está disponível a participar nestas atividades complementares ao plano curricular. “Pretende-se que os participantes, através da aprendizagem que irão retirar nas cerimónias desenvolvidas neste dia tirem lições de humanismo e que lhes sirvam para aplicar na sua vida”.

As comemorações prosseguiram no Agrupamento de Escolas de Airães com uma palestra sobre a temática do Holocausto, com destaque para a figura do português Aristides de Sousa Mendes, considerado um dos “Justos Entre as Nações”.
Aristides de Sousa Mendes, um diplomata português que quebrou as regras que lhe foram impostas por Salazar e assinou milhares de vistos que permitiram, a outros tantos milhares de pessoas, fugirem aos horrores da II Guerra Mundial. O ato custou-lhe a carreira e, em consequência, um final de vida de grandes carências.

As celebrações encerraram com um concerto na Casa das Artes de Felgueiras.
O evento foi organizado pelo Agrupamento de Escolas de Airães e apoiado pela Câmara Municipal de Felgueiras, Junta de Freguesia de Airães, Junta de Freguesia de Aião, União das Juntas de Freguesia de Vila Verde e Santão, Junta de Freguesia de Refontoura, União das Juntas de Freguesia da Pedreira, Sernande e Rande, Embaixada da Polónia, Memoshoa - Associação Memória e Ensino do Holocausto e Dogma Brass Band.

Associaram- se à iniciativa diversas personalidades, com destaque para os representantes das Embaixadas de Polónia e Israel, da Associação Memoshoah e para os familiares de Aristides de Sousa Mendes.