Município de Felgueiras promove Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade

27-07-2020

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover uma ação de formação para os voluntários inscritos no Centro Municipal de Voluntariado - CMV com o objetivo de os dotar de competências essenciais e complementares para o desempenho das suas funções.

Na passada sexta feira, 24 de julho, realizou-se a primeira ação de um dos cursos de Formação Inicial em Voluntariado que serão dinamizados. Outras temáticas serão ainda abordadas através de ações de sensibilização que poderão ainda vir a contar com a participação de colaboradores das entidades da economia social: “Enquadramento conceptual e jurídico do Voluntariado”; “O Programa de Voluntariado” e “Gestão de Voluntariado”.

A vereadora da Coesão e Ação Social, Rosa Pinto, sublinhou, na sessão de boas vindas aos voluntários, que com esta formação pretende-se “proporcionar um conjunto de competências que proporcionem um exercício comprometido e rigoroso no âmbito das suas atividades”.
"O voluntariado contemporâneo é diverso, plural e polivalente na mesma medida dos âmbitos de atuação e contextos sociais e culturais em que esta atividade se pode desenvolver. Por isso, temos que ser exigentes", acrescentou.

A autarca mencionou ainda a importância do trabalho que tem sido efetuado pelos voluntários no desenvolvimento dos diferentes projetos levados a cabo pelo município e por entidades que os requisitem.
“Houve períodos em que a Rede de Apoio Social COVID-19 contou com mais de uma centena de voluntários inscritos, e fizeram a diferença para quem beneficiou dos seus serviços. O voluntariado é partilha e o CMV existe para, em conjunto com as diferentes instituições, dar um pouco mais a quem precisa”.

O projeto formativo resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020: “Formação e sensibilização para um voluntariado de continuidade”.
No total prevê-se abranger 105 voluntários.

Atualidade 03/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados