Pinta 2016

DSC_3577

DSC_3580

DSC_3586

Iniciativa pretende tornar Felgueiras numa cidade de exemplo no que respeita ao desenvolvimento das capacidades das crianças e jovens

Felgueiras abriu oficialmente um dos maiores concursos de pintura do país designado "Pinta" que decorre até ao dia 4 de junho.
A cerimónia decorreu na Biblioteca e Arquivo Municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, de vereadores do município, e de representantes das entidades parceiras da iniciativa.
Inácio Ribeiro realçou que o Pinta é uma atividade para continuar : "Todos os anos lançamos um tema significativo para que fique marcado na memória de cada criança e que os ajude a desenvolver os seus conhecimentos. Em Felgueiras temos muitos homens que ficaram na história. É uma terra de gente de sucesso. Com esta iniciativa quero que os jovens cultivem o gosto pelas artes, que cresçam, que desenvolvam os seus sentidos e que no futuro se destaquem".
O autarca sublinhou também que estão em curso vários projetos, em parceria com as escolas e que são enriquecedores. "Queremos que Felgueiras seja um exemplo e estamos a apostar na formação das crianças para termos um concelho melhor", concluiu o edil da autarquia que tem ao dispor programas de apoio às famílias que prevêem a oferta de manuais escolares, apoio nos transportes escolares, nas refeições, entre outros.
Amizade é o tema do concurso de 2016 que conta com a participação de cerca de 1500 crianças e jovens e que os pretende alertar e envolver para a importância de causas, de atos históricos, ou de valores.
Recorde que os temas desenvolvidos em anos anteriores foram: Direitos; Jogos Olímpicos; Água; Transportes; Luz e Solidariedade.
A cerimónia contou com a participação de dezenas de crianças e culminou com uma largada de balões.
Os CTT , entidade parceira da ação, ofereceram um porquinho sob o lema "Pinta o teu mealheiro para no Banco CTT depositares o teu dinheiro" e convidaram as crianças a pintarem o porquinho.

Os parceiros presentes na sessão foram:
Amnistia Internacional - Dr.ª Joana Coutinho
ACLEM - Dr.ª Carmen Ferreira
Agrupamento de Escolas da Lixa - Dr. Armindo Coelho
Agrupamento de Escolas de Airães - Dr. Rui Silva
Agrupamento de Escolas de Felgueiras - Dr. António Bragança
Agrupamento de Escolas de Idães - Dr. Amândio Azevedo
Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa - Dr. António Sousa
CERCIFEL - M.ª da Glória Freitas
CTT - Eng. Nuno Neves, Dr. Joaquim Xavier Mendes
CPCJ - Dr.ª Emilia Ribeiro
EDP Distribuição - Eng. Eduardo Napoleão, Eng. Orlando Oliveira
Escola Profissional de Felgueiras - Dr.ª Amélia Carvalho
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras - Dr.ª Dorabela Gamboa
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Dr. Ricardo leite
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento - Dr. João Silvério
Instituto da Mobilidade e dos Transportes - Dr.ª Anabela Silva
Instituto Superior de Ciências Educativas Douro - Prof. Dr. Mário Gandra do Amaral
Rota do Românico - Dr.ª Rosário Machado
Secretaria de Estado da Juventude e Desporto - Dr.ª Clara Brito

A iniciativa decorre até ao dia 4 de junho nos atelies sitos na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, na Casa da Cultura da Lixa e no polo da Biblioteca em Idães.
Durante a semana em que se comemora o dia mundial da criança, Felgueiras desenvolve diversas atividades dirigidas aos mais pequenos. Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a  Zona Desportiva de Felgueiras enche-se de cor e a alegria de mais de 3 mil crianças que participam nas várias atividades disponíveis: insufláveis, dança, música, jogos...

Boletim Municipal #10 2017