Notícias

Projeto Eco-Escolas 2019

20-11-2019

Felgueiras viu distinguidas com a Bandeira Verde - Galardão 9 das 10 instituições educativas do concelho inscritas no Programa Eco-Escolas.

Ana Medeiros, vereadora da educação recebeu no Salão Nobre da Câmara Municipal os alunos galardoados no âmbito do Projeto Eco-Escolas, provenientes da Escola Básica de Secundária de Idães, Escola Básica de Caramos, Jardim de Infância da Lixa, Escola Básica de Pinheiro, Escola Básica de Macieira da Lixa, Escola Básica de Santão, Escola Básica de Vila Cova da Lixa e a Escola Secundária de Felgueiras.

Eco-Schools é um Programa internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996. Desenvolve-se atualmente em 67 países, mais de 51.000 escolas e envolvendo mais 19 milhões de estudantes. Em Portugal participam mais de 1700 escolas e 650.000 estudantes, em 230 municípios.

A Bandeira Verde - Galardão Eco-Escolas traduz o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere. Este reconhecimento incidiu no trabalho desenvolvido na melhoria do desempenho ambiental das escolas, trabalho este que só foi possível devido ao trabalho e o compromisso de todos/as: professores/as, educadores/as, alunos/as, famílias, comunidades educativas e demais parceiros que se envolveram e deram o seu contributo de forma evolutiva para uma sociedade com melhor consciência ambiental.

O Programa desenvolve um diversificado conjunto de iniciativas para a rede sob a forma de projetos, desafios e concursos, às quais as escolas inscritas poderão aderir, como: Brigada da Floresta, Hortas bio nas Eco-Escolas, Alimentação Saudável e Sustentável, Geração Depositrão (reciclagem de resíduos elétricos e eletrónicos) entre outros…

Na sessão, a vereadora da Educação, Ana Medeiros elogiou todos os projetos: “Formar os alunos com base nos princípios fundamentais para a preservação do meio ambiente é de uma importância extrema, considerando a problemática que o nosso planeta enfrenta, atualmente, e que e se agravará, no caso de não serem tomadas medidas concretas. As nossas crianças ao crescerem com a consciência de que este problema afeta a todos em geral e terá grande impacto nas gerações futuras, assumirão, com certeza, uma postura mais assertiva em prol da preservação do nosso planeta e dos recursos naturais de que dispomos”. 

A autarca deixou uma palavra aos professores: “Obrigada pelo vosso contributo e empenho, que mais uma vez foi fundamental para a distinção dos nossos alunos.” 

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2019 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por