Secretário de Estado da Educação visita Felgueiras

02-02-2017

O secretário de Estado da Educação, João Costa, esteve em Felgueiras, no âmbito da celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e do 72.º Aniversário da libertação de Auschwitz, numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de escolas de Airães, em parceria com a Câmara Municipal.

Na atividade esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, vereadores da autarquia, o presidente da junta de freguesia de Airães, Vítor Vasconcelos, representantes de embaixadas, descendentes de três “Justos” portugueses António Moncada de Sousa Mendes, um dos netos de Aristides de Sousa Mendes, Salvador Reis, neto de Sampaio Garrido e do padre João Carreira, sobrinho do padre Joaquim Carreira.

A comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e do 72.º Aniversário da libertação de Auschwitz faz parte de um projeto denominado “Diversidade MultiCultural – Educar para a Diferença”, que consiste em sensibilizar os alunos desde o pré-primário até ao 12.º ano para temas como o da diferença, os direitos humanos, a igualdade. Este projeto envolve vários países europeus.
Além do Agrupamento de Airães, conta com uma escola polaca, uma búlgara, uma grega, uma turca e uma romena.

No âmbito dos 72.ª Aniversário da Libertação de Auschwitz realizou-se, também, um concerto com o Quinteto Gaudette, na Igreja Românica de Airães, num momento evocativo aos justos portugueses e uma peça de teatro intitulada “Uma pequenina luz…”, protagonizada grupo Maça Vermelha.