Voluntariado Jovem

15-01-2014

Com vista ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos jovens voluntários e das entidades parceiras deste programa, está agendada para o próximo dia 18 de Janeiro, pelas 15 horas, na Casa das Torres, uma cerimónia de entrega de diplomas aos jovens felgueirenses que participaram no Programa Municipal de Voluntariado Jovem 2013.
A edição de 2014 tem início nas próximas semanas, com o período de candidaturas dos jovens voluntários que cumpram os requisitos do regulamento do programa, que pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Felgueiras, na página de regulamentos da Cultura e Educação.

O Programa Municipal de Voluntariado Jovem, destinado a jovens estudantes do ensino superior, com o objetivo de fomentar o espírito de voluntariado, proporcionar experiências potenciadoras de empregabilidade e promover sentido de pertença, na edição de 2013, integrou 23 jovens nas missões desenvolvidas por organizações da sociedade civil, juntas de freguesia e serviços do município de Felgueiras, o que possibilitou um total aproximado de 5.000 horas de voluntariado ao serviço da comunidade.

As atividades de voluntariado, que decorreram entre Abril e Outubro, foram desenvolvidas nas áreas de ação social; saúde, turismo, património, desporto, educação, cultura, proteção civil, ambiente e outros de interesse social e comunitário, tiveram como parceiros e entidades enquadradoras a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, a Associação Casa do Povo da Longra, a Escola de Educação Ambiental da Carriça, as Juntas de Freguesia de Airães, Macieira da Lixa, Pinheiro, Sousa e Unhão e diversos serviços do município (Ambiente, Comunicação, Educação, Juventude e Desporto).

O Programa Municipal de Voluntariado Jovem, para além do seu objetivo fundamental de promover o voluntariado como forma de participação responsável socialmente, contempla o pagamento de uma bolsa mensal para compensação das despesas inerentes ao desenvolvimento do voluntariado aos jovens participantes. Para o pagamento das ditas bolsas o Município de Felgueiras realizou um investimento total, na edição 2013, de 11.100€.

REGULAMENTO

Boletim Municipal #10 2017