IX Festival do Pão de Ló de Felgueiras

26-03-2018

Festival decorreu junto ao Mosteiro de Pombeiro.

Arrancou a 9ª edição do Festival do Pão de Ló de Felgueiras

O Festival do Pão de Ló de Felgueiras arrancou durante a tarde de sábado. A cerimónia de abertura teve início pelas 15h00, com “Cantar Felgueiras”, uma atuação do Conservatório de Música de Felgueiras. Para Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal, “esta que é a nona edição deste Festival será certamente um momento de elevação, um momento de celebração do nosso património - este mosteiro é um dos monumentos mais emblemáticos que temos na Rota do Românico – e juntar a este monumento o nosso Pão de Ló, os nossos vinhos verdes é certamente um momento de comemoração”.

Na tarde de sábado, o Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, anunciou que a Direção Regional tem aprovada uma candidatura que inclui uma intervenção, entre 2018 e 2019, nos claustros do Mosteiro, bem como na Rosácea da Igreja. Uma candidatura financiada pelo Norte2020.

Acompanhado de Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, e dos restantes elementos do executivo municipal, o Presidente da autarquia visitou os 24 expositores presentes, enaltecendo o talento e profissionalismo dos diferentes produtores presentes. Para além do anfitrião, o Pão de Ló de Margaride, do certame fazem ainda parte ovos moles, chocolate, licores, vinhos verdes, entre outros.

Ainda durante a tarde, foi ainda possível ver a animação dos mais novos no Ateliê Lúdico Pedagógico «Pasteleiro por um dia» e a arquitetura do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro deixou os seus visitantes maravilhados.

A noite terminou com a atuação da artista Áurea.

No domingo, o dia começou com a Missa de Ramos, pelas 10h30. Durante a tarde, a Rota do Românico voltou a abrir as portas do Mosteiro de Pombeiro aos seus visitantes. De seguida, decorreu a oficina pedagógica "Um, dois, três, quatro... vamos construir um monumento em cada passo", igualmente organizada pela Rota do Românico. E como a tarde foi dedicada aos mais novos, Sónia Araújo trouxe as suas “As aulas da Sónia”.

Expositores IX Festival do Pão de Ló
• Quinta da Lixa (Felgueiras)
• Ribeiro Confeitaria (Felgueiras)
• Terras Sta. Maria (Santa Maria da Feira)