Notícias

Autarquia organiza Felgueiras Romana

13-10-2016

- Transmissão em direto do programa “Somos Portugal”, da TVI, no domingo

A Câmara Municipal de Felgueiras organiza, no próximo fim de semana, na praça da República, o evento cultural Felgueiras Romana, que tem como objetivo dar a conhecer e recriar o longo período histórico da romanização. O evento tem como palco a praça da República. 

A festa será transmitida em direto pelo programa “Somos Portugal”, da TVI, durante toda a tarde de domingo, com os conhecidos apresentadores Nuno Eiró, Marisa Cruz e Mónica Jardim.

Como se sabe, a romanização da Península Ibérica durou cinco séculos, iniciada há mais de dois mil anos, e deixou muitas influências culturais e vestígios arqueológicos em Portugal e no espaço geográfico que hoje é Felgueiras.

Assim sendo, o evento tem início no sábado, pelas 14h30, com a realização do Mercado e do Cortejo Imperial, a recriação do treino de armas dos legionários, seguindo-se o espetáculo para a infância denominado Tristonhus Malfadonhus, que conta a história do lanista (pessoa que comprava gladiadores e os ensinava a combater) mais azarado de todo o Império Romano. A partir das 17h00, assistir-se-á aos treinos com aves sobre as cabeças dos escravos e aos banhos dos romanos, danças, serpentes, espetáculo de fogo e rituais ao deus Febo. 

O evento é retomado no domingo, a partir das 10h30, com música a animar os manjares, nova demonstração de falcoaria, as bodas matrimoniais de Vénus com Baco numa carroça alegórica e deambulação de comediantes. De tarde, haverá novos banhos dos romanos, cortejo de despedida ao imperador, oferendas aos deuses e, entre outros pontos do programa, o leilão de escravos bárbaros.

Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por