Cidade da Lixa em Festa

12-06-2013

A cidade da Lixa prepara-se para festejar o XVIII aniversário da sua elevação à categoria de cidade, com um programa recheado de atividades culturais e recreativas, que decorrem entre 17 e 23 de junho, na Praça Dr. Eduardo Freitas.

A abertura das comemorações tem início no dia 17, pelas 21h00, com o concerto de jazz, protagonizado por Paulo Alexandre Jorge & Trio Lucas (Argentina) & Baby, I Love You, na Escola Secundária da Lixa.

Na noite de quinta-feira o Grupo de Bombos de Macieira da Lixa anima a cidade uma arruada de Bombos, a partir das 20h00. Às 21h00, decorre o Sarau do Agrupamento de Escolas da Lixa.

A Banda de Música da Lixa atua na sexta-feira, às 21h00 e às 22h30 as Tunas Académicas animam o Largo Dr. Eduardo Feitas.

No sábado, a partir das 09h00, a Liga de Combatentes do Núcleo da Lixa inicia as comemorações do seu IV aniversário. Segue-se uma missa de homenagem aos combatentes na Igreja Nova da Lixa e uma cerimónia junto ao monumento dos Combatentes, às 12h30.

Às 12h30 procede-se à inauguração da exposição intitulada “Guerra do Ultramar”.

Durante a tarde, às 17h30, será inaugurada a exposição do concurso “Pinta a água e a cidadania com a proteção civil”, na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra. Às 18h00 faz-se a receção aos grupos participantes no XXVI Festival Nacional de Folclore da Cidade da Lixa - Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, que atuam às 21h30.

No último dia de comemorações, o programa reserva o V Encontro de Coros Graal. As festividades terminam com a atuação dos Talentos da Lixa, às 21h30, em frente à igreja.

A Câmara Municipal de Felgueiras é entidade organizadora desta iniciativa, em parceria com a ACLEM, as Juntas de Freguesia de Borba de Godim, Macieira da Lixa, Santão e Vila Cova da Lixa, do Agrupamento de Escolas da Lixa, do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa, da Lixanima, do Núcleo dos Combatentes da Lixa, da GRAAL Banda de Música da Lixa e da Paróquia de Vila Cova da Lixa.