Notícias

Encontro de Cantares de Reis em Felgueiras

21-01-2013

Na noite fria de inverno, do passado sábado, 19 de janeiro, 10 grupos folclóricos de Felgueiras atuaram na Casa das Artes e cantaram os reis aos felgueirenses, tornando aquele espaço num excelente local para se passar uma noite muito agradável.

Trajados a rigor, com vozes bem afinadas e acompanhados por instrumentos típicos como o acordeão, ferrinhos, cavaquinhos, tambores, os grupos interpretaram músicas alusivas ao Natal, aos Reis Magos e ao Menino Jesus, desejando um próspero Ano Novo à população.

As iguarias típicas desta época e do nosso concelho contribuíram para a criação de um cenário que os grupos tudo fizeram para que se tornasse autêntico. Broa, enchidos, figos secos, cebolas, vinho, são apenas algumas das iguarias que passaram pelo palco para fazer recordar as ofertas que as pessoas, antigamente, davam aos grupos que se deslocavam a suas casas.

Os adereços também se sobressaíram no palco, tais como, como os socos as croças, ou as lanternas a petróleo.

No final das canções, como manda a tradição, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro procedeu à oferta monetária habitual aos grupos.

Inácio Ribeiro enalteceu a prestação dos grupos e salientou a qualidade do seu trabalho.

“Este ano, fizemos questão que vocês atuassem no palco da Casa das Artes e queremos que as pessoas frequentem este espaço. As tradições devem ser recuperadas e transmitidas às novas gerações para que a identidade da nossa terra não se perca e vocês em muito têm contribuído para a divulgação da nossa cultura.

É uma honra receber tão nobres grupos num dos palcos mais nobre da cidade. Este espaço é de todos os que promovem a cultura e a arte de Felgueiras e vocês são exemplo disso”, referiu.

O autarca alertou ainda a todas as instituições do concelho que desenvolvem trabalho na área cultural para que estejam atentas e se candidatem ao apoio previsto no regulamento do associativismo do município.

Pelo palco passaram 10 grupos folclóricos do concelho: Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra; Rancho Folclórico de Margaride; Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados; Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães; Grupo Folclórico de Stª Maria de Pombeiro; Rancho Folclórico Pegadinhas do Ribeiral; Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa; Rancho Folclórico de Macieira da Lixa; Rancho Folclórico de Passarias e Real; Rancho Folclórico de Varziela.

No final, os cantadores de reis passaram pelo café concerto da Casa das Artes, onde degustaram alguns doces típicos de Felgueiras, oferecidos pela Câmara Municipal.

Na iniciativa, ainda muito marcada pela época natalícia, foram entregues os prémios às entidades que participaram no concurso presépios de Natal. O primeiro classificado foi o belíssimo trabalho dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras.

 

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por