Notícias

Feira de Maio atraiu milhares de pessoas a Felgueiras

06-05-2014

A animação diversificada, o folclore, as chamadeiras de gado as atividades desportivas, os petiscos, a Feira Rural e o extenso parque de diversões instalado no recinto da Feira trouxeram milhares de pessoas à cidade, este ano com as condições climatéricas a ajudar ao êxito da festa.

A inauguração da festa que “arrasta” dezenas de milhares de pessoas a Felgueiras, no primeiro fim-de-semana de maio, realizou-se no dia 02, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, acompanhado por alguns membros do executivo e pelos parceiros da organização da iniciativa.

O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, destacou a importância desta iniciativa pautada pelo envolvimento da população local. “A participação das gentes da terra é fundamental para manter o gosto pela tradição e pela cultura, mas também para promover os artistas locais, junto dos seus conterrâneos e este é o objetivo principal da organização aquando da elaboração do cartaz”, realçou.
O autarca sublinhou o facto de este evento movimentar a economia local, durante a sua realização. “ As ruas da cidade preenchem-se de pessoas e os comerciantes aumentam o volume de negócio durante estes dias”, um fator “fundamental” apresentado pelo autarca para preservar a tradição e envolver todos na realização da ação.
A primeira atuação no palco principal foi do grupo de alunos da Escola Básica 2,3 D. Manuel Faria e Sousa que presenteou o público com o espetáculo “Prata da Casa” e recebeu fortes aplausos e muito carinho da plateia que encheu todo o recinto da feira. Na altura, foi ainda entregue o prémio aos vencedores do concurso de sensibilização “Os Amigos da Floresta” 2014 (alunos da EB2,3 Dr. Leonardo Coimbra –Lixa).

No dia 03 de maio o programa privilegiou a tradição, com a realização da chega de bois e à noite a cantora popular Maria Lisboa proporcionou aos felgueirenses um concerto memorável. Durante o espetáculo a artista desceu ao recinto cantou e dançou com pessoas que se encontravam a ver o espetáculo.
O programa procurou manter a matriz popular, mas foi mais abrangente e incluiu a participação de todos os tipos de público.

Assim, a manhã do dia 04 de maio foi colorida por centenas de ciclistas que percorreram as ruas da cidade de Felgueiras, no âmbito do Convívio de Cicloturismo de Felgueiras.
O tradicional Cortejo Etnográfico – Chamadeiras de Gado e o Festival de Folclore preencheram a tarde de domingo. Os participantes nestas atividades exibiram trajes tradicionais e recriaram momentos de grande beleza e do agrado dos visitantes.

O penúltimo dia de festa fechou com um espetáculo musical “Vozes de Felgueiras” – Amigos de Pombeiro, Amigos da Pedreira e Filipe Peixoto.
Este evento anual encerrou na segunda-feira de tarde, com a Feira Rural e petiscos.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, teve a colaboração da Associação Empresarial de Felgueiras, da Arte Cultura e Lazer, EM, da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, da EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa, Rádio Felgueiras e Associação de Cicloturistas de Felgueiras.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por