Felgueiras Romana atraiu milhares de pessoas à cidade

20-10-2016

_DSC7579

_DSC7589

_DSC8269

_DSC8292

O centro da cidade de Felgueiras vestiu-se a rigor para retratar o período histórico romano e apresentou um vasto programa de iniciativas . o evento ofereceu aos visitantes uma programação, diversificada que incluiu recriações históricas e dinamização de atividades que visaram fomentar o conhecimento e a divulgação da história local.

Felgueiras Romana é um acontecimento marcante na agenda cultural do nosso concelho, ao fim de vários anos em que é realizado por iniciativa da Câmara Municipal com a colaboração de escolas e associações concelhias.

Apesar da chuva que se fez sentir durante o último fim de semana, o evento atraiu, mais uma vez, milhares de pessoas à praça da República, ao jardim municipal e às ruas adjacentes ao local da festa, que foi transmitida em direto pelo programa “Somos Portugal”, da TVI, durante toda a tarde de domingo, apresentado por Nuno Eiró, Marisa Cruz e Mónica Jardim.

Inácio Ribeiro, presidente da Câmara, referiu que se impõe a realização deste acontecimento anual, “a fim de melhor se divulgar o período histórico de Portugal e da Península Ibérica em que os romanos por cá passaram, pois deixaram muitas influências culturais e vestígios arqueológicos, como no espaço que hoje é Felgueiras. Por exemplo, a Villa Romana de Sendim é um legado do período da romanização, onde se encontram exemplares arqueológicos de há mais de dois mil anos”.

O evento teve início no sábado, com a realização do Mercado e do Cortejo Imperial. Assistiu-se à recriação do treino de armas por parte dos soldados das legiões, a um espetáculo para a infância que conta a história do mais azarado comprador de gladiadores e que os ensinava a combater. Depois, houve treinos de aves, danças, banhos dos romanos, espetáculos de fogo, serpentes e rituais ao deus Febo.

No domingo a festa prosseguiu com nova demonstração de falcoaria, com música a animar os manjares, as bodas matrimoniais de Vénus com Baco e comediantes. Na parte da tarde, houve o cortejo de despedida do imperador (onde participaram centenas de figurantes, dos quais de associações e escolas do concelho) e, entre muitos outros momentos alusivos, o leilão de escravos e as oferendas aos deuses.

Boletim Municipal #9 2016