Festa de S. Pedro atraiu milhares de pessoas durante quatro dias

30-06-2014

_DSC4069

_DSC4126

_DSC4295

_DSC4381

_DSC4977

Cortejo das flores é o momento de maior participação das festas do concelho de Felgueiras, atraindo cada vez mais participantes e inúmeras pessoas para assistir.
As ruas centrais da sede do concelho e a alameda de Sta. Quitéria encheram-se de gente para assistir aos espetáculos do cartaz das festas em honra de São Pedro.

As grandes festividades em honra de S. Pedro, em Felgueiras, que decorreram entre quinta-feira e domingo passado, atraíram milhares de pessoas à cidade, desde o centro da urbe até ao monte de S. Quitéria, local de devoção religiosa, onde se encontravam dezenas de milhares de espetadores.

De todo o programa merece destaque o cortejo das flores realizado no próprio dia dedicado a S. Pedro (29 de Junho, feriado municipal no concelho). Esta atividade tem merecido especial atenção, por parte da autarquia que pretende que todas as freguesias se envolvam nas iniciativas de cariz cultural, desportivo e religioso, entre outras. E assim foi, quase todas as freguesias participaram e milhares de pessoas expressavam rostos de felicidade. Um mar de Flores inundou as ruas da cidade

Participaram nesta iniciativa o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, e vereadores, o presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, autarcas das freguesias, entre outros. Na altura esteve também o presidente da autarquia de Mindelo - S. Vicente – Cabo Verde, Augusto Neves, no âmbito da geminação existente entre Felgueiras e aquela cidade.

Outros pontos altos do cartaz fora a atuação da cantora Rita Guerra, na sexta-feira, e as Marchas Populares, no sábado, com a participação de 5 grupos (Airães, Lagares, Longra Margaride e Várzea).
A Solene Procissão, no domingo, as bandas de música do concelho – Banda de Felgueiras e a da Lixa – e cantores da terra abrilhantaram, também, os vários dias do evento, bem como o momento da entrega dos prémios do concurso municipal “Pinta 2014”, no dia de abertura do evento.

A autarquia disponibilizou um vaivém de transporte municipal gratuito entre o centro da cidade e o monte de Santa Quitéria.

Caracterizadas pela diversidade, as Festas do Concelho foram um verdadeiro sucesso, quer a nível da qualidade das propostas culturais oferecidas, quer a nível da afluência de público.

Boletim Municipal #10 2017