Notícias

Festival do Pão de Ló atraiu mais de 20 mil pessoas

13-04-2017

O Festival do Pão de Ló – VIII Mostra Anual de Pão de Ló e Doces Tradicionais, realizado no passado fim de semana, no claustro e no espaço envolvente ao Mosteiro de Pombeiro, recebeu a visita de mais de 20 mil pessoas, correspondendo, assim, às expetativas da Câmara Municipal, entidade organizadora.

O evento, que se realiza há oito anos consecutivos, tem conhecido de ano para ano uma crescente afluência de visitantes, tendo-se tornado, logo nos primeiros anos, como o maior certame do género no país, com a presença de dezenas de produtores e comerciantes especialistas a nível de doçaria, principalmente do Pão de Ló de Margaride e de outros produtos. O festival culimou o Fim de Semana Gastronómico, também muito participado e com a adesão de 13 restaurantes aderentes e três empreendimentos turísticos.

Além da componente de doçaria e gastronómica, o evento foi muito enriquecido com animação cultural, como, por exemplo, no sábado, o Baile Real com Sua Alteza o Rei D. Carlos (15h30) e com o Concerto da Páscoa (21h30), bem como, no domingo, de tarde, com a atuação dos cantores populares José Alberto Reis e Rosinha.

O evento foi transmitido diretamente, durante toda a tarde de sábado, pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP.

O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, afirmou, na abertura oficial: “É com muita satisfação que registo a crescente afluência anual de pessoas neste festival, que é um sinal da sua importância. Este certame, que abre porta à doçaria que se faz também pelo país, projeta ainda mais o nosso pão de ló e os produtos da nossa região”. O autarca salientou: “Quero aqui evidenciar a figura de Leonor Rosa da Silva, fundadora do Pão de Ló de Margaride, que, devido à sua atitude de empreendedorismo, é uma referência histórica como cidadã e como mulher. Uma mulher empresária, em pleno século XIX, num mundo dominado pelos homens, o que não era nada fácil”.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por