Notícias

Festival do Pão de Ló trouxe milhares de visitantes até Felgueiras!

28-03-2018

Festival do Pão de Ló trouxe milhares de visitantes até Felgueiras!

Aurea e Sónia Araújo juntaram-se ao Conservatório de Música de Felgueiras na programação musical

A 9.ª edição do Festival do Pão de Ló decorreu este fim de semana, dias 24 e 25 de março, junto ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras. Ao todo, milhares de visitantes encheram a tenda montada para o efeito, apreciando os doces, vinhos e licores presentes, mas também os momentos musicais protagonizados pelo Conservatório de Música de Felgueiras, pela cantora Aurea e por Sónia Araújo e as suas “As aulas da Sónia”.

O Festival do Pão de Ló de Felgueiras arrancou durante a tarde de sábado com “Cantar Felgueiras”, uma atuação do Conservatório de Música de Felgueiras. À noite, e acompanhada da sua banda, a artista Aurea deslumbrou os presentes com o seu timbre excecional. Já no domingo, os mais novos sabiam de cor todas “As aulas da Sónia”, protagonizadas por Sónia Araújo.

“Quisemos focar-nos mais na vertente cultural, proporcionando aos visitantes do Festival momentos musicais de qualidade e a título gratuito, em local coberto, com a maior comodidade possível”, referiu Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras. “Foi um risco que decidimos correr e que certamente valeu a pena!”, acrescentou, salientando que “o resultado tem sido muito positivo para os expositores presentes”.

Dezenas de expositores trouxeram pão de ló, cavacas, lérias, ovos moles, licores, chocolates, amêndoas, vinho verde e muito mais até à tenda gigante onde decorreu o Festival. E como do Fim de Semana de Ramos se tratava, também foi possível comprar os ramos das madrinhas neste espaço!

Foi ainda possível ver a animação dos mais novos no Ateliê Lúdico Pedagógico «Pasteleiro por um dia» e na Oficina Pedagógica «Um, dois, três, quatro… vamos construir um monumento em cada passo». A Rota do Românico desenvolveu também visitas guiadas a este marco histórico do concelho, o Mosteiro de Pombeiro, declarado Monumento Nacional em 1910.

Recorde-se que, aquando da cerimónia de abertura desta nona edição, o Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, anunciou que a Direção Regional tem aprovada uma candidatura que inclui uma intervenção, entre 2018 e 2019, nos claustros do Mosteiro, bem como na Rosácea da Igreja. Uma candidatura financiada pelo Norte2020.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por