Notícias

Há Festa na Aldeia – Burgo

16-07-2015

Foi no último fim-de-semana que a aldeia de Burgo recebeu a iniciativa Há Festa na Aldeia. Durante dois dias, as freguesias de Pombeiro e Vila Fria foram palco de várias atividades culturais, lúdicas e religiosas que atraíram muitos visitantes.
A iniciativa, promovida pelo Ader-Sousa, Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, em conjunto com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Pombeiro e União de Freguesias de Vila Fria e Vizela- S. Jorge, começou na manhã de sábado e contou com a presença do Presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, da vereadora e vice presidente da Ader-Sousa, Adelina Silva, do presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho e do pároco de Pombeiro e Vila Fria, Pe. Horácio Gomes.
As atividades começaram com um peddy-paper pela aldeia de Burgo, organizado pelo grupo de Jovens Bem Servir, ao qual se seguiu a abertura do Mercado de Aldeia e a inauguração da peça Pública de Filé.
A tarde e a noite foram animadas por várias atuações de grupos de música tradicional portuguesa, incluindo o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, O Grupo de Bombos Guerreiros de S. Jorge de Vizela, Gabriel (concertinas), grupos Folclóricos de Santa Maria de Pombeiro e Pegadinhas do Ribeiral, e pelo Baile pela Associação Coreto.
No domingo, para além das atuações musicais dos grupos folclóricos de S. Pedro de Canedo, Palmaz e Cravos e Rosas, houve também um programa religioso que começou com a Eucaristia em honra de S. Bento, no Mosteiro de Pombeiro, continuando com um momento teatral, “Auto do Mosteiro” e um momento musical protagonizado pelo Cardo Roxo com Amigos de Pombeiro e Vozes de Fé.
No plano de atividades estiveram ainda jogos tradicionais, promovido pela Associação Sonhar Ajuda, passeio de pasteleiras, organizado pelo Bicicleta Clube de Felgueiras, no sábado, e várias visitas às Azenhas do Arco, para além de uma volta ao passado para recordar as Memórias de Burgo. O artesanato teve também um papel importante, com exposições e venda de peças de Filé e a exibição de um filme sobre o seu ciclo de criação.
A gastronomia ficou a cargo do Conselho Económico de Vila Fria e da Comissão de Festas de Santa Maria.
"Há Festa na Aldeia" é um projeto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atratividade em espaços rurais com características próprias. O projeto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), em colaboração com diferentes entidades, propõe o envolvimento ativo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.”

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por