Milhares de pessoas deram corpo ao evento Felgueiras Romana

20-10-2015

_DSC3510

Milhares de pessoas, entre os quais mais de 500 figurantes, participaram no evento cultural Felgueiras Romana, no passado fim de semana, na cidade de Felgueiras.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, contou a colaboração de escolas e associações do concelho, que, desta forma, deram o seu contributo para que iniciativa fosse um êxito assinalável. O objetivo foi o de dar a conhecer e recriar historicamente o período da romanização bem como as influências e os vestígios arqueológicos deixados no espaço geográfico que hoje é Felgueiras.

Com efeito, o evento teve início no sábado, pelas 14h00, com a realização do Mercado Romano, que foi transmitido em direto pela RTP durante toda a tarde, para o programa “Aqui Portugal”, e em cuja recriação histórica estiveram patentes exposições de produtos para venda e de animais, um acampamento romano, treino e combate de gladiadores, jogos de destreza, serpentes, marchas militares, teatro de rua e muitos outros ingredientes de reconstituição da era romana. À noite, entre as 21h00 e as 23h00, realizou-se a Ceia Romana.

O evento evocativo do período romano prosseguiu no domingo, logo a partir das 10h30. Não obstante a chuva que se fez sentir durante a tarde, o Cortejo Imperial, realizado pelas 16h00, contou com a participação de milhares de pessoas, encantadas com esta iniciativa de primeira grandeza, na qual se integraram, como figurantes, alunos e professores de escolas e membros ligados às associações. O evento terminou com marchas militares pelas 19h00.

Para o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, “esta iniciativa surgiu para dar a conhecer o período em que os romanos passaram por estas terras e deixaram as suas marcas, as suas influências e os seus vestígios. Não podemos esquecer o seu legado, como, por exemplo, o da Villa Romana de Sendim, que, ainda há pouco tempo, foi alvo de investimento da Câmara para a sua revitalização, dada a importância de que se reveste a nível cultural e pedagógico. Iniciativas como a deste fim de semana são muito importantes e cedo darão os seus frutos quanto aos objetivos traçados”.