Notícias

Neste fim de semana: Festival do Pão de Ló aguarda mais de 20 mil visitantes

05-04-2017

Presidente da Câmara anunciou o evento em conferência de imprensa, no Porto.

Felgueiras acolhe no próximo fim de semana o mais importante certame nacional de doçaria do país, que é o Festival do Pão de Ló – VIII Mostra Anual de Pão de Ló e Doces Tradicionais, no claustro e no espaço envolvente ao Mosteiro de Pombeiro. Em simultâneo, realiza-se também o Fim de Semana Gastronómico, que tem início no dia anterior e que decorrerá com 13 restaurantes aderentes e três empreendimentos turísticos.
O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, anunciou os dois eventos em conferência de imprensa realizada na Porto Welcome Center na passada sexta-feira, acompanhado pelas vereadoras Carla Meireles e Adelina Silva e por Lucília Monteiro, do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).
Inácio Ribeiro aguarda a visita de mais de 20 mil pessoas. O autarca enalteceu: “O Festival do Pão de Ló realiza-se há oito anos consecutivos, sempre com muita animação recreativa e cultural e grande afluência de visitantes. Recebe produtores e comerciantes especialistas de todo o país a nível de doçaria, com destaque para o Pão de Ló de Margaride a combinar com os vinhos verdes da região. Não faltarão também as amêndoas e outros doces da Páscoa bem como outros produtos”.
O festival será transmitido diretamente pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP, durante toda a tarde de sábado. Entre outros momentos de animação, haverá, logo após a inauguração oficial (15h30), o denominado Baile Real com Sua Alteza o Rei D. Carlos, apresentado pela USAF – Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras, e o Concerto da Páscoa, pelas 21h30, pelo Conservatório de Música de Felgueiras e pelo Círculo Portuense de Ópera. No domingo, entre outras atividades, destacam-se a atuação dos cantores populares José Alberto Reis e Rosinha.
São os seguintes os parceiros na organização do festival: ACLEM – Empresa Municipal, Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Rota do Românico, Confraria do Pão e Ló, Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), Escola Profissional de Felgueiras (EPF), Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa (Ader-Sousa) e Fábrica do Pão de Ló de Margaride – Leonor Rosa da Silva.

É o seguinte o programa completo do evento:
8 de abril (sábado)
10h00 – Abertura do Festival;
14h00 – Transmissão em direto pelo programa “Aqui Portugal”, RTP;
15h30 – Inauguração Oficial do Festival – Baile Real com Sua Alteza o Rei D. Carlos (USAF);
16h00 – Visita guiada ao Mosteiro (Rota do Românico);
16h00 – Ateliê lúdico-pedagógico – Pasteleiro por um dia;
16h00 – Conferência na Livraria do Mosteiro – “A Alimentação nos Mosteiro de S. Bento” (Direção Regional de Cultura do Norte);
21h00 – Concerto da Páscoa – “Mass of the Children de Jonh Rutter” (Conservatório de Música de Felgueiras e Círculo Portuense de Ópera);
22h00 – Música no Claustro (Beatriz Teixeira).

9 de abril (domingo)
10h00 – Abertura do Festival;
10h30 – Missa de Ramos;
15h00 – Visita Guiada ao Mosteiro (Rota do Românico);
15h30 – Música no Adro (José Alberto Reis e Rosinha);
16h00 – Ateliê lúdico-pedagógico – Pasteleiro por um dia;
20h00 – Encerramento.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por