Vinho Verde de Felgueiras & Street Food Internacional destacados no próximo sábado

01-07-2019

O município de Felgueiras organiza a primeira edição do “Vinho Verde de Felgueiras & Street Food”, um evento que visa sobretudo promover o Vinho Verde e dinamizar a economia local. Decorrerá de 5 a 7 de julho, na Praça Dr. Machado de Matos, entre as 17h00 e as 24h00. Haverá Vinho Verde & Street Food em permanência nos stands/rulotes, respetivamente, provas de vinho comentadas, apresentação de cozinha e animação musical e cultural.
O Vereador das Atividades Económicas, Joel Costa, realça o que motivou a organização deste evento “Felgueiras é o maior produtor de Vinho da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (10,9 milhões de litros/15% da produção total na campanha 2018/19).  Os vinhos de Felgueiras são exportados para dezenas de mercados em todo o mundo e harmonizam com uma grande diversidade de comidas, pelo que autarquia entendeu organizar uma iniciativa que proporcione experiências enogastronómicas diferenciadoras e atraia visitantes/turistas ao concelho e que impulsione a dinamização dos negócios do comércio local”.
A street food é uma abordagem gastronómica internacionalmente apreciada e que mobiliza muitos visitantes, proporcionando a degustação de sabores do mundo numa só rua. Esta atividade permitirá a todos os que se associarem uma harmonização de sabores com o Vinho Verde de Felgueiras. O concerto do artista nacional Berg e a apresentação de cozinha contemporânea com espargos de Felgueiras pelo chef António Loureiro (estrela Michelin), numa harmonização com vinhos Terras de Felgueiras, são momentos altos da programação do evento.
O evento terá a participação dos principais expositores de vinhos produzidos em Felgueiras (Terras de Felgueiras, Fernando Horta Vinhos, Foral de Felgueiras, Quinta da Lixa, Quinta de Maderne e Vinhos Borges) e de comidas internacionais representadas por seis agentes económicos recomendados pela Associação Street Food on Tour.
A atividade, organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, conta com a parceria da ACLEM - Arte, Cultura e Lazer Empresa Municipal, EM; da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; da Cooperativa Terras de Felgueiras - Caves de Felgueiras C.R.L.; da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras; da Confraria do Vinho de Felgueiras e da Associação Street Food on Tour.

PROGRAMA:

05 de julho (sexta-feira)

17h00 - Arruada Blacher Brass Band / Visita aos expositores do “Vinho Verde de Felgueiras & Street Food”
17h00 /24h00 - Vinho Verde de Felgueiras & Street Food
17h30 - Cerimónia de inauguração da Praça das Artes
18h00 - Provas de Vinho comentadas
19h00 - Provas de Vinho comentadas
22h00 - Provas de Vinho comentadas
23h30 - Dj`s

06 de julho (sábado)

17h00 /24h00 - Vinho Verde de Felgueiras & Street Food
16h30 - Apresentação de cozinha contemporânea com espargos de Felgueiras pelo chef António Loureiro (estrela Michelin) – harmonização com vinhos Terras de Felgueiras