Ampliação do Cemitério da Lixa

17-01-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras elaborou um projeto para a ampliação do cemitério das freguesias de Borba de Godim e de Vila Cova da Lixa e ofereceu-o às Juntas de Freguesia para a execução da obra.

A entrega do projeto aos autarcas das respetivas freguesias, Eduardo Pinheiro e Agostinho Sousa, foi efetuada pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, e pela vereadora da Coesão Social, Carla Meireles, durante uma visita ao local, realizada no dia 03 de janeiro.

O projeto a ser executado paredes-meias com o antigo cemitério pretende ser um contributo para dar uma maior dignidade à última morada da população daquelas freguesias.

“Uma obra que pretende dignificar os que cá estão e valorizar os nossos antepassados e a nossa história”, refere o presidente da Câmara Municipal e acrescenta que com este projeto pretende-se, “ criar as condições necessárias para podermos homenagear os nossos entes queridos”.

A Câmara Municipal tem ainda prevista uma comparticipação financeira para a concretização das obras. Esta decisão insere-se na política do executivo que incide no apoio logístico e financeiro às Juntas de Freguesia, para responder mais rapidamente às necessidades de cada uma das freguesias, e que é concedido de acordo com as prioridades apontadas pelos respetivos executivos.

Com a implantação num terreno com cerca de 1500m2, aquele espaço ficará dotado de mais 344 sepulturas e 25 jazigos.

De mencionar que para além do projeto a autarquia doou o terreno às freguesias para a execução da obra.

A parcela, localizada no alto da Lixa, pertencia à Câmara desde 2010, altura em que esta planeava a ampliação da infraestrutura existente e salvaguardou a sua utilidade aquando do licenciamento do prédio da sociedade Lidl & Companhia.

Assim, a sociedade ficou obrigada a ceder ao município de Felgueiras uma parcela de terreno com uma área de 1542 m2 para o aumento do Cemitério da Lixa, que serve as freguesias de Borba de Godim e Vila Cova.

Boletim Municipal #10 2017