Antiga Escola de Airães – Casa do Risco - transformada no Centro Municipal das Artes Tradicionais

11-02-2015

A autarquia está a proceder a importantes obras de remodelação do edifício da antiga Escola Básica local, onde, atualmente, está sedeada a Casa do Risco.

O edifício deixou de funcionar como escola aquando do agrupamento dos estabelecimentos de ensino; a sua construção remonta ao período da implementação da rede de escolas primárias no tempo do Estado Novo.

O prédio, de dois pisos está bastante degradado e encontra-se isolado num terreno amplo, antigo recreio da escola.
Carla Meireles, vereadora da Cultura, acrescentou: “Sobre esta obra, em Airães, destaco a criação de várias valências importantes, tais, como, por exemplo, um auditório, anfiteatro, uma sala de formação e uma sala polivalente, fundamentais para o crescimento formativo e cultural do concelho”.

A nível das infraestruturas está a ser efetuada uma intervenção de fundo, através da instalação de tudo novo, dada a idade do prédio e à necessidade de se adaptar às novas necessidades da comunidade.

A obra abrange também a parte exterior, que está a ser adaptada a novas funções.
O custo da empreitada ascende a € 466.547,35 (já com IVA), com candidatura submetida ao Eixo Prioritário IV – Coesão Local e Urbana em regime de Overbooking, com comparticipação do FEDER em 85%.

Boletim Municipal #10 2017