Arquiteta Laura Roldão entrega projetos para a regeneração de espaços públicos nas cidades de Felgueiras e Lixa

24-09-2013

LadC3A1rio_Geral

Estes projetos foram encomendados pela autarquia, há alguns meses, após a apresentação dos pareceres prévios, levados às reuniões de Câmara, realizadas nos dias 3 e 17 de julho de 2013 e inserem-se na política de requalificação e de criação de espaços públicos e de lazer que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal.

O projeto paisagístico e de reflorestação do monte de Santa Quitéria apresenta uma intenção de aproximar o monte de Santa Quitéria ao centro da cidade depois da intervenção que está definida para uma vasta área daquela zona florestal.

A obra vai incidir numa reflorestação definida, abertura e pavimentação de acesos pedonais, criação de espaços de lazer e implementação de equipamentos de manutenção física.

Para além de se tornar num grande parque da cidade de grande utilidade para os felgueirenses poderem praticar exercício e conviverem, o local pretende ser um ponto atrativo para quem nos visita.

Para o bairro João Paulo II foi apresentado um projeto que prevê a regeneração de espaços exteriores e integração paisagística da área envolvente. Esta obra visa essencialmente regenerar aquela área habitacional, dando-lhe uma imagem renovada, e dotá-la de equipamentos úteis aos habitantes de todas as faixas etárias.

A obra de reformulação da área envolvente das habitações do bairro traduz-se no alargamento de vários arruamentos existentes e na criação de 3 novas vias de acesso às zonas habitacionais, de forma a facilitar as acessibilidades aos moradores e aos veículos de emergência.

Serão igualmente criados espaços de lazer para a população, através da instalação de mobiliário urbano (churrasqueiras, bancos). O campo de jogos será requalificado.

Ainda para a comodidade das pessoas o bairro ficará com 200 lugares de estacionamento.

Depois das obras de criação de arruamentos, de infraestruturação e de construção da pedovia e ciclovia no Parque do Ladário, levadas a cabo, recentemente, pela autarquia, vai proceder-se à construção do parque urbano da Lixa e integração paisagística daquela área.

O projeto prevê a criação de um parque temático dotando aquela zona de espaços de lazer e de locais onde será explorada a cultura, as atividades económicas, o desporto, ou o turismo.

Os visitantes poderão disfrutar das vistas magnificas nos dois miradouros que serão construídos em locais com vistas privilegiadas para a cidade de Felgueiras e para a cidade da Lixa.

Em simultâneo serão construídos espaços úteis para o enquadramento de todos estes locais, definidos em áreas específicas do parque. Aquele amplo parque terá uma praça, um espaço lúdico, um edifício de apoio e um local construído para as crianças.

Boletim Municipal #10 2017