Autarquia de Felgueiras atribui cerca de 125 mil euros a Juntas de Freguesia para a realização de obras

06-06-2013

Subsídios são concedidos no âmbito da política de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar, numa lógica de colmatar as necessidades apontadas como prioritárias pelas Juntas de Freguesia.

A Câmara Municipal de Felgueiras deliberou, na última reunião do executivo, atribuir uma verba no valor de 124.229.05€ a três freguesias do concelho, com o objetivo de comparticipar diversas intervenções. A decisão resulta de uma proposta apresentada pelo vice- presidente da Câmara Municipal, João Sousa.

Os subsídios destinam-se à construção da Capela Mortuária de Friande e à ampliação dos cemitérios das freguesias de Rande e Refontoura.

Inácio Ribeiro, na apresentação das propostas referiu: “Têm sido estabelecidos protocolos e apoios diretos para a construção de capelas mortuárias, ampliação de cemitérios requalificação/valorização da envolvente das igrejas, como adros, faltando muito pouco para que todas as igrejas tenham os seus espaços exteriores com melhores condições”.

O autarca mencionou que “esta política de proximidade que se implementou e que se tem vindo a consolidar vai manter-se, porque juntos conseguimos mais facilmente detetar as prioridades e gerir de forma controlada e rigorosa os recursos que temos”.

A Freguesia de Friande irá receber uma verba no valor de 25 mil euros, para construção de uma Capela Mortuária que está a ser executada no Largo Padre João Ferreira.

Para a freguesia de Refontoura foi aprovada uma comparticipação no valor de 50 mil euros, para custear as obras de ampliação do cemitério que se encontram em fase de conclusão.

À freguesia de Rande, o executivo deliberou conceder uma verba no valor total de 49.229.05 euros para a execução de obras de ampliação do cemitério, uma obra necessária para aquela freguesia, por não ter sepulturas para corresponder às solicitações dos habitantes da freguesia.