Câmara lança a concurso obra importante em Friande

16-05-2017

- Empreitada, no valor de € 531 mil mais IVA, melhorará o acesso a outras localidades, à Concentração Industrial de Cabeça de Porca (Sendim) e a Fafe.

A Câmara Municipal vai lançar a concurso a 2.ª fase das obras de recuperação e beneficiação do Caminho Municipal (CM) 1173-1, mais concretamente, na rua de Lameiro Morto, na freguesia de Friande, desde o cruzamento com a rua do Desporto até ao cruzamento junto à igreja paroquial, numa extensão aproximada de 600 metros.

A obra, cujo orçamento é de € 531 mil acrescidos de IVA, prevê o aumento da largura da faixa de rodagem para 6 metros e a introdução de passeios nos dois lados da rua, cada com 1,6 metro de largura. Será retificado o perfil transversal em toda a extensão da via, haverá remoção de terras, o pavimento será levantado para ser introduzido novo pavimento com materiais reutilizáveis (como, por exemplo, cubos, calçada à portuguesa e paralelos). Será construída uma rede de drenagem de águas pluviais ao longo de todo o traçado da rua do Cruzeiro, uma rede de águas residuais em toda a extensão da rua de Lameiro Morto, proceder-se-á à ampliação da rede de abastecimento de água ao domicílio na rua do Cruzeiro, ligando-se às ruas do Desporto, das Igrejas e de S. Tomé, construir-se-á muros de vedação e de suporte e, entre muitos outros melhoramentos, será colocada sinalização horizontal e vertical.

O presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, afirma: “Estas obras são muito importantes para a revitalização não só da freguesia que vai ser intervencionada, que é Friande, mas também para as localidades circunvizinhas, tal como a freguesia de Pinheiro, em virtude de a rua de Lameiro Morto ser muito motivada. Esta, como fica na parte alta de Friande, dá acesso a quem se dirige de e para a Concentração Industrial de Cabeça de Porca (Sendim) e Fafe”. O autarca conclui: “A Câmara está a proporcionar desta forma maior segurança rodoviária, mais proximidade entre as pessoas, melhor qualidade de vida e melhor acompanhamento do desenvolvimento económico”.

Boletim Municipal #10 2017