Câmara Municipal de Felgueiras amplia a rede de abastecimento de água no concelho

13-06-2013

Investimento de 730 mil euros traduz-se no abastecimento de água a 880 habitantes de 9 freguesias do concelho.

Obra insere-se na ótica de fazer chegar a todos os munícipes as infraestruturas essenciais, numa lógica de desenvolvimento sustentável levado a cabo pela Câmara Municipal de Felgueiras.

Estão concluídas as obras de ampliação da rede de Abastecimento de Água em Baixa - 2ª fase – Sistema da Lixa e Sub-sistema Ladário/ Seixoso.

As intervenções traduziram-se na execução de prolongamentos da rede de água, numa extensão superior a 43 km, nas freguesias de Aião, Airães, Borba de Godim, Caramos, Macieira da Lixa, Moure, Santão, Vila Cova e Vila Verde.

Desde 2010, a Câmara Municipal investiu cerca 4 milhões de euros na ampliação das redes de abastecimento de água e saneamento, numa extensão superior a 125 km.

Numa visita às obras, o vice-presidente da Câmara Municipal, João Sousa sublinhou que a criação de infraestruturas básicas é de extrema importância para a melhoria do nível de vida da população: “A nossa estratégia para o desenvolvimento sustentável do concelho passa pela concretização de obras pouco visíveis, e que muitas vezes são incómodas para a população, durante a sua execução, mas que vão melhorar significativamente a qualidade de vida dos munícipes”.

O autarca sublinha que as medidas sociais recentemente criadas preveem o acesso de todos à rede e enumerou alguns benefícios aplicados a famílias numerosas, ou com dificuldades económicas.

Refira-se que a autarquia estabeleceu o fim da taxa de disponibilidade da água, isentou de 50% em ramais de água executados e não ligados, facilita o pagamento em prestações das ligações de água e saneamento, criou o tarifário social e familiar de água, águas residuais e resíduos, entre outros.

As intervenções, nestas empreitadas consistiram na colocação da conduta e na execução dos ramais.

A obra, resultante de um investimento de730 547.02 euros, foi financiada pelo Fundo de Coesão, cuja comparticipação ascende a 85% do valor elegível aprovado, 572. 949,66 euros.

A cargo da autarquia fica o restante valor.