Câmara Municipal de Felgueiras assina protocolos com Juntas de Freguesia

DSC_3154_w

F46732BA_w

F7C8BF30_w

Documentos preveem a atribuição € 150 mil para as obras de alteração e ampliação dos cemitérios de Vila Cova da Lixa, de Airães e da Pedreira

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, assinou os contratos de comparticipação financeira, no montante de € 50 mil cada, com a Junta de Freguesia de Airães, com a União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim e com a União de Freguesias da Pedreira, Rande e Sernande, para ajudar a custear as obras de alteração e de ampliação dos cemitérios de Airães, da Lixa e da Pedreira, respetivamente.
O edil, assinou os documentos que vão permitir a transferência das verbas, com os presidentes das referidas autarquias das freguesias, Vítor Vasconcelos, Agostinho Sousa e Nuno Macedo.
A sessão contou com a presença do vereador que detém o pelouro das Freguesias, João Sousa.
O presidente da Câmara Municipal mencionou que o Município tudo fará para colaborar com as autarquias: “Continuaremos a fazer um esforço significativo para apoiar as Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, entidades que estão mais próximas da população e, desta forma, garantir que as prioridades das pessoas são asseguradas”.
De mencionar que este valor é um complemento à verba atribuída anualmente às freguesias, no âmbito das competências delegadas a estas autarquias e que prevê a gestão e manutenção de espaços.
A Câmara Municipal apoia, também a nível financeiro, as Juntas e Uniões de Freguesias, dotando cada uma delas de condições adequadas ao desempenho das competências, no montante global de meio milhão de euros, em prestações trimestrais.
A verba distribuída às freguesias é definida de acordo com o número de eleitores de cada freguesia, as áreas dos Estabelecimentos de Ensino, os quilómetros da rede viária e as áreas dos espaços verdes e públicos.