Câmara Municipal de Felgueiras contrai empréstimo de 6 milhões de euros para executar mais obras

23-03-2016

Reabilitação da rede viária e aquisição de terrenos para o Parque Verde da Cidade de Felgueiras e construção do Cemitério Municipal são as prioridades apontadas para investir a verba.

O Executivo da Câmara Municipal de Felgueiras aprovou autorizar a autarquia para a contratação de um empréstimo bancário até 6 milhões de euros e pelo período de 15 anos, para financiamento de obras públicas no concelho, nomeadamente a nível da sua rede viária bem como para a compra de terrenos destinados para outras obras (Cemitério Municipal de Felgueiras e o Parque Verde da Cidade) e ainda para a aquisição de um prédio urbano no espaço envolvente aos Paços do Concelho, para a instalação de serviços municipais.
O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro refere que o município ao longo dos anos tem-se pautado pelo equilíbrio económico-financeiro e fundamenta a necessidade da autarquia em recorrer a este empréstimo: “Fizemos um enorme esforço para garantir o equilíbrio financeiro desejável e estamos agora preparados para iniciar os procedimentos e executar as obras que estão no nosso Plano de Desenvolvimento para o Concelho”.
O autarca menciona que o plano prevê a execução de um vasto leque de obras municipais, para além das mencionadas. “Vão ser executadas mais obras municipais e a Câmara Municipal vai suportar os custos, recorrendo à possibilidade de candidaturas a fundos comunitários sempre que surjam oportunidades.”
O edil explica como priorizou as intervenções: “Verifica-se que a rede viária está bastante degradada em grande parte pelo incumprimento do Estado. Estamos também atentos à necessidade de investir em aquisição de terrenos que possibilitem criar espaços de lazer para a população".
Inácio Ribeiro sublinha que “estão garantidos e acautelados os princípios orientadores do endividamento autárquico ”destacando que “nos últimos quatro anos, a autarquia reduziu 14 milhões de euros à divida, de 25 para 11 milhões.
O plano de atividades subjacente ao referido empréstimo bancário prende-se com: retificação da Av. General Sarmento Pimentel, beneficiação da Rua Frei Lucas Teixeira, beneficiação da Rua Irmã Catarina, beneficiação da Rua Padre António Correia dos Reis, recuperação e beneficiação da EN 564, Airães-Vila Verde; recuperação, beneficiação e pavimentação do CM 1184 – 1.ª fase; estradas intermunicipais EN 101, Eixo Guimarães-Felgueiras-Amarante – 1.ª fase (Várzea-Caramos); aquisição de terrenos para o Cemitério Municipal de Felgueiras; aquisição de terrenos para o Parque Verde da Cidade de Felgueiras e aquisição de edifício na Praça da República, em Felgueiras para instalação de Serviços Municipais.

Boletim Municipal #9 2016