Notícias

Câmara Municipal de Felgueiras investe 11.5 milhões de euros em infraestruturas básicas

04-08-2016

A Câmara Municipal de Felgueiras investiu, em cinco anos, mais de 11.5 milhões de euros na ampliação das redes de abastecimento de água e saneamento, numa extensão superior a 150 km.

Estão em fase de conclusão, em várias freguesias do concelho, obras de ampliação de infraestruturas básicas.

Desde 2010, foram investidos 11.5 milhões de euros na ampliação das redes de água e de saneamento contemplando todas as freguesias do concelho.

Foram construídos 82 Km de rede de água e 74 Km de rede de saneamento, possibilitando assim, a mais de 8 mil munícipes efetuarem a ligação à rede de abastecimento de água e 4 mil à rede de saneamento.

O município conclui agora as últimas obras candidatadas ao QREN no âmbito do Programa Operacional Temático – Valorização do Território, num investimento de 2 milhões de euros, sendo as mesmas aprovadas em regime de overbooking.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, realça o objetivo autárquico: “aumentar a cobertura e a qualidade dos sistemas públicos de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais visando servir o maior número de população do concelho de Felgueiras, cumprindo os objetivos estabelecidos no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais”.

As obras agora concluídas correspondem à "Rede de Abastecimento de Água em baixa - 3ª Fase”, que contempla a remodelação e ampliação do sistema de abastecimento de água no Município de Felgueiras, numa extensão de cerca de 11,05 km de rede de abastecimento de água em vários arruamentos de diversos lugares das seguintes freguesias do concelho de Felgueiras: Friande, Margaride, Jugueiros, Pedreira, Airães, Pinheiro, Vila Verde e Santão que ainda não dispunham destas infraestruturas, servindo um total de 2.108 habitantes.
A operação "Rede de Saneamento Básico em Baixa- 2ª Fase (Parte II) e 3ª Fase (Parte I), contempla a remodelação e ampliação do sistema de drenagem de águas residuais no município, numa extensão de cerca de 7,4 km de coletores de águas residuais.

A operação abrange cinco freguesias: Sendim, Vila Cova da Lixa, Santão, Vila Verde e Friande, servindo um total de 775 habitantes.
O investimento na resolução das carências básicas do concelho no que se refere à expansão das redes de água e saneamento mantém-se como uma prioridade.

Inácio Ribeiro sublinha que “Estão também a decorrer obras para as quais não é possível garantir comparticipação comunitária, neste momento, mas que a Câmara Municipal, por considerar fundamentais para o fecho de alguns subsistemas e com enorme importância para a garantia do bem-estar da população não quis deixar de executar, desde já”.

Refira-se que, a juntar a estas obras foi executada, entre 2010 e 2013 uma extensão de 65Km de rede de abastecimento de água, distribuída nas freguesias de Aião, Airães, Borba de Godim, Caramos, Friande, Idães, Jugueiros, Macieira da Lixa, Margaride, Moure, Pedreira, Pinheiro, Pombeiro, Refontoura, Revinhade, Santão, Sernande, Sousa, Unhão, Vila Cova da Lixa, Vila Verde, Vizela S. Jorge.

Nesse período (2010/2013) a rede de saneamento, aumentou 68 km, e foi alargada nas freguesias de Airães, Caramos, Friande, Idães, Jugueiros, Lagares, Lordelo, Macieira da Lixa, Margaride, Moure, Pombeiro, Refontoura, Sendim, Sousa, Torrados, Várzea, Vila Cova da Lixa e Vila Verde.

De mencionar, ainda no que respeita ao setor do ambiente, que o sistema de água da Lixa está concluído e a autarquia está a efetuar investimentos nos sistemas de água de Margaride e de Airães.

Posteriormente serão beneficiados os sistemas de Idães e de Penacova.

Foram efetuados, também, investimentos nos reservatórios de água de Margaride (R9) e Rande (R4) de forma a melhorar o sistema de abastecimento de água nas freguesias de Pinheiro e Sendim e Rande e Unhão.

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por