Câmara transforma a antiga Escola das Cruzes no Centro Cultural de Barrosas

16-12-2014

O antigo edifício da Escola das Cruzes, em Idães, está a ser completamente reconstruído, ampliado e modernizado, com novas utilizações das instalações, graças a um projecto de raiz, que transformará o prédio de dois pisos no Centro Cultural de Barrosas, mantendo a traça arquitectónica original.

Trata-se de uma obra importante para a população da Vila, no âmbito do programa geral de apoio às populações e às actividades culturais. Será mantida a traça do edifício, construído durante o Estado Novo e enquadrado no Plano de Centenários, do Governo de então. Agora, além das obras de reconstrução e ampliação, o edifício será equipado de maneira a funcionar como um pleno centro cultural.

O orçamento da obra e de equipamentos, inclusive a mobília, é de € 198.647,80, sendo co-financiada pelo PODER/FEADER na ordem dos 60%. O edifício, com 2 pisos, terá um vestíbulo, duas salas de exposições (com 50 m2 cada), um auditório multifuncional (com 100 m2), uma zona técnica, três instalações sanitárias e espaços exteriores complementares.

Para Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, “era imperioso deitar mãos a esta obra, de grande importância para a Vila de Barrosas, que é a transformação de uma histórica escola centenária no Centro Cultural da população. Esta transformação comporta a recuperação e ampliação do edifício. O funcionamento das novas valências vem esbater a distância cultural da vila em relação aos maiores centros urbanos. É, sem dúvida, mais um avanço na concretização da política cultural da autarquia”.

João Sousa, vice-presidente da autarquia, refere, também: “Depois desta obra, vai ser possível realizar eventos culturais de maior relevância, dadas as condições que irão ser criadas, tais, como, por exemplo, o auditório multifuncional e as duas salas de exposições. Desta forma, irá ser possível realizar exposições, tertúlias, conferências, eventos musicais e, entre outros, lançamentos de livros”.